Portal N10 - O seu portal de notícias

Portal N10 - O seu portal de notícias

PUBLICIDADE

Indústria brasileira apresenta aumento de 1,1% em março

Foto: Adobe Stock

De acordo com dados do IBGE, após dois meses de queda, a indústria brasileira apresentou crescimento.

Deste modo, após enfrentar duas quedas consecutivas e um mês de estabilidade no ano passado, a indústria conseguiu subir 1,1% – isto apenas no mês de março -.

Vale a pena ressaltar que em comparação ao mês de março de 2022, a porcentagem de crescimento alcançada foi de 0,9%.

Os dois primeiros meses de 2023 foram marcados por queda, embora não tivessem disseminação do resultado negativo entre as atividades. Em março, a maior parte das atividades também ficou no campo positivo e a indústria marcou um crescimento que não era visto desde outubro do ano passado (1,3%)” , disse André Macedo, gerente da pesquisa.

Sobretudo, segundo dados do PIM (Pesquisa Industrial Mensal), em comparação a fevereiro de 2023, a indústria apresentou avanço em pelo menos 16 de todos os 25 ramos que foram pesquisados.

Porcentagens

Com isso, os equipamentos de informática, produtos eletrônicos e também ópticos foram alguns dos itens que avançaram dentro de determinados ramos.

Além disso, outros fatores que ajudaram no impulsionamento da indústria foram:

  • aumento de equipamentos de transporte (4,8%)
  • produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,2%)
  • produtos químicos (0,6%)
  • produtos de minerais não metálicos (1,2%)
  • couro, artigos para viagem e calçados (2,8%)

Dentre as atividades que cresceram em um ano, o grande destaque foram as indústrias extrativas, com um total de 3,4%.

No entanto, dentre os segmentos apenas um se manteve estável e oito apresentaram queda.

  • estável: produtos diversos.
  • apresentaram queda: não só a confecção de artigos do vestuário e acessórios, como também a de móveis e produtos de metais.

Deste modo, a confecção de artigos apresentou a porcentagem de -4,7%, os móveis apresentaram um total de -4,3% e por último, os produtos de metal ficaram com um total de -1%.

Por fim, é possível concluir que a indústria é um setor capaz de gerar diversos empregos no Brasil e também de fortalecer todo o setor produtivo, uma vez que as atividades se tornam importantes para que os produtos possam entrar em circulação.

COMPARTILHE:

Maria Stephany

Maria Stephany

Me chamo Maria Stephany, sou estudante de jornalismo e redatora tanto do Portal N10 como do Portal Lorena R7. Aqui estou nas editorias de Tecnologia, Brasil, Política e Economia. Já no Lorena R7, vocês podem me encontrar nas editorias de Celebridades, Moda, Beleza e Empreendedorismo.