ColunasWagner Santos

A importância da tecnologia aplicada ao ensino

Cada vez mais, a tecnologia assume posições importantes na sociedade, seja ao dar mais praticidade na rotina das pessoas ou ao permitir que grandes invenções sejam feitas.

À medida que a tecnologia evolui, ela chega a mais “lugares”, inclusive na educação. Por conta disso, a tecnologia já é considerada uma das grandes aliadas dos educadores.

Entender a importância da tecnologia aplicada ao ensino permite que os profissionais da educação tenham o apoio de mais recursos na hora de passar seu conhecimento.

Mas qual é a importância da tecnologia aplicada ao ensino? Como a sociedade pode se beneficiar de novos recursos?

Sem fronteiras para o ensino

Imaginar um mundo em que as escolas entrassem dentro de casa era algo impossível até poucas décadas atrás.

Entretanto, graças à tecnologia, essa é a realidade de milhares de pessoas neste momento. Hoje, qualquer um com acesso à internet, consegue estudar a qualquer hora, em qualquer lugar.

A tecnologia também é responsável por deixar a educação mais acessível, especialmente quando falamos do ponto de vista financeiro.

Existem várias plataformas online que oferecem cursos de forma gratuita, permitindo que pessoas com poucos recursos financeiros consigam concluir seus estudos.

Para a EW Cursos, o objetivo em disponibilizar qualificação profissional sem custo algum é ajudar pessoas a se capacitarem, para que o mercado de trabalho e a sociedade sejam impactados positivamente.

Nesse sentido, a importância da tecnologia aplicada ao ensino está nas possibilidades geradas, que permite que pessoas de diferentes locais e classes sociais recebam qualificação adequada e possam ter futuros melhores.

Mais recursos e interatividade

A tecnologia também é importante para permitir que o estudo em si seja muito mais atrativo e dinâmico.

Em uma sala tradicional, com o professor explicando uma matéria e dezenas de alunos tentando ouvir em silêncio, perder o foco se torna algo muito fácil.

Essa “falta de foco” foi uma reclamação que professores e alunos compartilharam por muitos anos, até que a tecnologia passou a entrar na sala de aula.

Com a tecnologia, há o “convite” para que os estudantes participem ativamente do processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade e a criatividade. Assim, aprender sobre algo se torna algo divertido, ao invés de maçante.

Dica extra: Tenha acesso ao melhores cursinho enem para se preparar.

Gamificação no ensino

E por falar em tornar o aprendizado algo divertido, a gamificação na educação permite entender a importância da tecnologia aplicada ao ensino.

Gamificação é um conceito que propõe utilizar mecânicas e estruturas presentes em jogos para aumentar o engajamento, a motivação e o aprendizado.

Muitos dos aplicativos mais populares de ensino de idiomas contam com a Gamificação, como uma ferramenta para manter os estudantes mais engajados no aprendizado.

A Gamificação pode ser inserida tanto no ambiente virtual quanto em uma sala de aula presencial. É como se os estudantes começassem a jogar para aprender – bem mais divertido do que ler centenas de páginas de uma apostila.

Mudanças no perfil do estudante

É claro que a importância da tecnologia aplicada ao ensino só é válida porque o perfil do estudante também evoluiu com o passar dos anos.

Com tantos recursos disponíveis, como o acesso fácil à internet e a presença de smartphones completos, os estudantes de hoje são mais propensos a perderem o foco e a buscarem informações por conta própria.

Ao invés de ir contra essa mudança no perfil do estudante, criando conflitos entre pais, mestres e alunos, o ideal é levar a tecnologia para a educação. O tipo de equação em que todos saem ganhando.

Afinal, assim como a sociedade muda, a forma como educamos crianças e jovens também precisa se transformar e se atualizar.

E se pudermos contar com a tecnologia nesse processo, melhor ainda!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo