Educação

IMD abre vagas para cursos na área de TI: especialização, mestrado e doutorado

Fundado com a missão de fomentar um polo de Tecnologia da Informação (TI) em Natal e de desenvolver formação e pesquisa nessa área, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), está com mais de 200 vagas abertas, neste mês de setembro, para ingresso em diversas modalidades de cursos.

As oportunidades estão distribuídas entre cursos de especialização, mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, além de formações do Programa de Estudos Secundários (PES), que podem ser feitas por qualquer profissional com ensino superior completo ou incompleto reconhecido pelo MEC.

As formações do PES estão com inscrições abertas até o próximo sábado (25) e são oferecidas 35 vagas, distribuídas entre sete áreas: Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Jogos Digitais. O processo seletivo consiste em prova on-line de conhecimentos específicos e os cursos, que são gratuitos, têm duração máxima de 24 meses. Mais informações podem ser obtidas por meio deste link (buscar por “Estudos Secundários”).

Dispositivos móveis

Dentre as especializações ofertadas pelo IMD, está a de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, que tem 70 vagas abertas e cujas inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro. O processo seletivo consiste em análise de experiência profissional e avaliação de histórico escolar. Mais informações estão disponíveis no link (buscar por “dispositivos móveis”).

Outra formação do Instituto é o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI). Com três linhas de pesquisa principais – “Engenharia de Software”, “Inteligência Computacional” e “Infraestrutura de TI” –, o programa está com 29 vagas abertas (buscar “PPgTI”) e o prazo de inscrições se encerra no dia 28 deste mês.

Tecnologias educacionais

Também no formato de mestrado profissional, encontra-se a formação do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (PPgITE). Para o curso, estão sendo oferecidas, neste momento, 33 vagas ao todo, com inscrições abertas até o dia 7 de novembro.

O mestrado dispõe de duas linhas de pesquisa – “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais” e “Práticas Educativas com Tecnologias Digitais” – e tem duração total de 360h. A nova turma está com as aulas previstas para começarem em abril de 2022. Mais informações estão disponíveis no SIGAA, na seção de processos seletivos.

Bioinformática

Já o Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo) do IMD está com processo seletivo aberto desde o primeiro trimestre deste ano. Em regime de fluxo contínuo, a seleção oferece agora, em sua “Demanda 3”, um total de 50 vagas, distribuídas para mestrado e doutorado, cujas inscrições seguem abertas até os dias 23 e 29 de outubro, respectivamente.

As oportunidades são regidas por três editais diferentes. Dois deles coordenam o ingresso de pesquisadores de empresas de TI ou de Biotecnologia nos cursos de mestrado ou doutorado, ambos com 10 vagas. Já o terceiro edital oferece 30 vagas para doutorado com ampla concorrência.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo