Universo

Imagens da Nasa revelam que pôr do Sol em Marte é azul

por-do-sol-azul-marte5-838x748

(ANSA) – No planeta vermelho, o pôr do Sol é azul: é o que mostram as primeiras imagens do evento capturadas pelo robô da Nasa Curiosity. A agência publicou uma animação com uma sequência de fotos tiradas em pouco menos de seis minutos, na qual o Sol se abaixa até se esconder atrás de uma montanha.

Diferentemente do pôr do Sol na Terra, quando o céu é tingido de vermelho, a atmosfera de Marte se colore de azul durante o desaparecimento do astro. O motivo, especulam os estudiosos, é a existência de minúsculas partículas de areia no ar marciano, que permitem que a luz azul penetre melhor na atmosfera em comparação às outras cores.

pôr do Sol em Marte é azul

As imagens mostram o pôr do Sol em Marte do mesmo modo como ele seria visto por uma pessoa. Na verdade, a câmera fotográfica Mastcam, do robô Curiosity, enxerga de um jeito muito similar ao dos olhos humanos, sendo somente um pouco menos sensível à cor azul. Por esse motivo, as fotos foram editadas para remover a artificialidade e regular os tons de acordo como veem as pessoas.

A sequência de imagens foi fotografada a partir da cratera Gale quase mil dias depois da chegada do Curiosity a Marte (ele aterrissara em 6 de agosto de 2012).

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.