DestaquesEducação

IFRN abre 1276 vagas para cursos técnicos

Oportunidades para Educação de Jovens e Adultos e para quem já concluiu o Ensino Médio

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou três editais com um total de 1.276 vagas em cursos técnicos. É uma grande oportunidade de ingressar no ensino federal ainda em 2022.

No Edital nº 20/2022, as vagas são para cursos técnicos subsequentes, ou seja, aqueles para quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional. Esse edital é o que traz o maior número de vagas – 1.196 – e com oferta em diversos campi do IFRN. As inscrições – via página da Fundação de Apoio do IFRN (Funcern) – seguem de 25 de maio até 13 de junho de 2022, totalmente online, ao custo de R$ 30,00 (trinta reais). Caso atenda aos requisitos, pessoas interessadas nesse processo seletivo podem, até 6/6, solicitar o pedido de isenção.

As provas, segundo o cronograma, estão previstas para 10 de julho:

  • uma prova de Língua Portuguesa, com 20 questões de múltipla escolha,
  • uma prova de Matemática, com 20 questões de múltipla escolha,
  • uma prova de Produção Textual Escrita, com uma questão discursiva.

As vagas disponíveis nesse Edital são:

CampusCurso
ApodiQuímica;
CaicóEletrotécnica e Vestuário;
CanguaretamaMecânica;
Ceará-MirimEquipamentos Biomédicos e Manutenção e Suporte em Informática;
IpanguaçuManutenção e Suporte em Informática;
MossoróEletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás e Saneamento;
Natal-CentralEletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás, Edificações, Geologia, Mineração e Segurança do Trabalho;
Natal-Cidade AltaEventos e Guia de Turismo;
Natal – Zona NorteManutenção e Suporte em Informática;
Nova CruzAdministração;
ParnamirimMecatrônica e Rede de Computadores;
ParelhasMineração;
Santa CruzManutenção e Suporte em Informática;
São Gonçalo do AmaranteEdificações;
São Paulo do PotengiEdificações e Meio Ambiente.

Os editais 21 e 22 são de responsabilidade do próprio Instituto, com inscrições acontecendo via Sistema Gestor de Concursos do IFRN. O Edital nº 21/2022 traz 40 vagas destinadas para o curso de Edificações, ofertado no Campus Mossoró e no período noturno. Essa oferta tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral.

O preenchimento das vagas será através de processo classificatório e eliminatório e será realizado por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental das candidatas e candidatos inscritos, utilizando, para tanto, a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática obtidas pelo candidato no último ano do Ensino Fundamental”, traz o documento.

Por fim, o Edital nº 22/2022, também com 40 vagas, traz a oferta “Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical”, específica do Campus Jucurutu, mais nova unidade de ensino do IFRN. Para esse edital, o processo seletivo estará aberto a pessoas com certificado de conclusão do Ensino Médio (ou de curso equivalente) e será realizado em etapa única, eliminatória e classificatória, através da aplicação de Teste de Habilidade Específica (THE). Há disponibilidade para ingresso em oito habilidades:

Habilidade Específica para ingressoVagas
Acordeon4
Canto6
Clarinete4
Flauta doce8
Piano/teclado5
Saxofone5
Violão4
Bateria/percussão4

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.