Notícias

Idosa de 90 anos é 1ª a receber vacina anti-Covid no Reino Unido

Uma idosa de 90 anos, chamada Margaret Keenan, foi a primeira pessoa no Reino Unido a receber a vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 criada pela farmacêutica Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech nesta terça-feira (08).

Com isso, foi iniciado conforme o previsto o programa britânico de imunização contra a Covid-19, que prevê a aplicação de 800 mil doses da BNT 162b em idosos que moram em casas de repouso ou médicas e profissionais de saúde nesse primeiro momento – o que equivale a 400 mil pessoas imunizadas. Mas, o plano é vacinar até quatro milhões até o fim de 2020.

Em entrevista à “BBC”, Keenan disse que se “sentia muito privilegiada em ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19”. “É o melhor presente antecipado de aniversário que poderia desejar pelo que ele significa porque eu posso, finalmente, pensar em aproveitar o tempo com a minha família e com os meus amigos no início do novo ano depois de ficar sozinha a maior parte desse ano”, disse Keenan, que completa 91 anos na próxima semana.

Outra senhora a receber a vacina no início da manhã foi Lyn Wheeler, de 81 anos, que após tomar a primeira dose, se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. “Eu fiz tudo pelo Reino Unido”, disse Wheeler ao se encontrar com premiê.

“É comovente e é exatamente assim porque, ao se vacinar, Lyn está protegendo a si mesma e também ajuda a proteger todo o país. […] A todos aqueles que tem medo , eu digo que não há nada para ficar nervoso. Vocês viram Lyn e estão vendo um grande número de pessoas se vacinarem nessa manhã. Os antivacinas estão totalmente errados porque a vacina é segura, é a coisa certa a fazer, é para o bem de vocês e o bem de todo o país”, disse ainda Johnson.

O Reino Unido foi o primeiro país no mundo a dar a aprovação para uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech no dia 2 de dezembro. O procedimento também está em vias finais de aprovação nos Estados Unidos e na União Europeia.

Além do governo britânico, a Rússia – com a sua Sputnik V do Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia – e a China – com dois imunizantes da Sinopharm e um da Sinovac – também estão vacinando a população de acordo com os grupos prioritários definidos.

A BNT 162b usa a tecnologia inovadora do RNA mensageiro, uma espécie de código enviado ao corpo para produzir a defesa do organismo contra o novo coronavírus.

Com informações da ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.