Universo

Hubble detecta “esferas de fogo” gigantes expelidas de local desconhecido

O Telescópio Espacial Hubble da NASA detectou esferas gigantes de plasma fundido viajando a velocidades impressionantes no espaço a 1.200 anos-luz de nosso planeta. Esta descoberta foi a base para uma publicação na revista científica “The Astrophysical Journal“.

Segundo a publicação, por 11 anos, os cientistas usaram o telescópio para observar o comportamento da estrela de carbono V Hydrae, que está ameaçada de extinção, e descobriu uma cadeia de esferas gigantes duas vezes maior que Marte, que atingem temperaturas quase duas vezes maior do que a superfície do nosso Sol. Essas esferas monstruosas viajam a uma velocidade de 850.000 quilômetros por hora. Nessa velocidade, eles poderiam ir a uma distância semelhante à que existe entre a Terra e a Lua em apenas 30 minutos.

Foto: Divulgação / Nasa
Foto: Divulgação / Nasa

Uma das teorias tratadas é que essas “esferas” foram expulsas por um grupo desconhecido de estrelas que orbitam em torno de uma gigante vermelha, como parte de uma “chuva estelar” que ocorre a cada oito anos e meio ao longo dos últimos quatro séculos.

Segundo esta teoria, o grupo de estrelas absorvia energia da V Hydrae para formar esferas que posteriormente foram lançados no espaço. Esse fenômeno permitiria aos cientistas explicar a enorme quantidade de esferas brilhantes em torno de estrelas em extinção que têm sido observadas pelo telescópio Hubble desde o início de sua operação em 1990.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.