Hospital Walfredo Gurgel confirma 1ª morte de paciente infectado por Covid-19

maio 14, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Hospital Walfredo Gurgel confirma 1ª morte de paciente infectado por Covid-19

A direção do maior hospital do Rio Grande do Norte, o Walfredo Gurgel, confirmou a primeira morte de um paciente com o novo coronavírus, na quarta-feira (13). Apesar de não ser uma unidade especializada em tratamento da Covid-19, o Walfredo Gurgel contabiliza ainda pelo menos 30 profissionais da saúde infectados com a doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o paciente chegou ao hospital em Natal com uma hemorragia intracraniana grave decorrente de um acidente doméstico no dia 5 de maio. O homem foi submetido a uma tomografia, que apresentou um resultado de padrão “vidro fosco” indicando assim uma alteração na estrutura pulmonar.

O resultado foi considerado “sugestivo” para a Covid-19 e o paciente foi encaminhado para uma ala de isolamento do Walfredo Gurgel. Foram colhidas duas amostras para exame de detecção do novo vírus. Durante o internamento, o homem piorou e faleceu na terça-feira (12).

O exame que testou positivo para diagnóstico do novo coronavírus chegou ao hospital, na noite de quarta (13). Em nota, a direção do Hospital Walfredo Gurgel, que é referência em traumatologia no estado, dos 30 funcionários infectados com a nova doença, “alguns” já se recuperaram e retornaram às atividades.

Confira a nota do Walfredo Gurgel na íntegra

O Corpo Diretivo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) informa que o paciente, admitido no último dia 5, chegou à unidade, vítima de um acidente doméstico. Exames de imagem, feitos no momento da admissão da vítima, mostraram que apresentava hemorragia intracraniana grave. Em seguida, uma tomografia da região do tórax, mostrou imagem sugestiva de “vidro fosco”. Este resultado, sugestivo para Covod-19, levou o paciente a ser encaminhado para a ala de isolamento do hospital. Foram colhidos dois exames para testar a possibilidade de contaminação pelo coronavírus. Durante o período de internação, o paciente evoluiu para um quando grave, vindo a óbito na terça-feira (12). O resultado do exame swab, que chegou na quarta-feira (13) ao Walfredo Gurgel, resultou positivo para a Covid-19.

Importante ressaltar que, durante todo o período de internação, a família esteve ciente e recebeu todas as informações do estado de saúde do paciente, inclusive da possibilidade de contaminação pelo coronavírus.

Até o momento o Walfredo Gurgel teve 30 de seus funcionários testados positivo para Covid-19. Contudo, deste total, alguns já estão recuperados e ja retomaram suas atividades na unidade.

Quando um funcionário apresenta qualquer sintoma suspeito de contaminação pelo coronavírus,  ele é direcionado para o Núcleo de Assistência à Segurança e a Saúde do Trabalhador (NASST) e atendido pela médica do trabalho. Em seguida, é afastado por um período de sete dias. A partir do oitavo dia, ele já pode fazer o teste para o Covid-19. Mas, para fazer o teste, ele precisa estar há 72h assintomático.

Importante ressaltar que diversos funcionários atuam também em serviços da secretaria Municipal de saúde (SMS), Ebserh e até mesmo na rede privada.