Notícias

Hospital Memorial afirma que não irá paralisar atendimentos do SUS

Após informar que as cirurgias ortopédicas de urgência estão paralisadas por falta de material, o Hospital Memorial emitiu uma nota nesta sexta-feira (8) informando que “não tem qualquer interesse em paralisar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que representam 90% do seu público”.

De acordo com a instituição, com o cenário atual de crise, o hospital reduziu suas atividades após chegar ao seu limite financeiro, onde a dívida dos órgãos públicos passa dos R$ 6 milhões. Ainda segundo a nota, há três meses o hospital não recebe os repasses de verbas públicas federais, estaduais e municipais, feitos por meio de contrato único com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Mesmo com a falta dos insumos para atender até os casos mais graves, foram realizados 155 procedimentos desde a paralisação das urgências no dia 24 do mês passado, informa a assessoria de imprensa do hospital. De acordo com a instituição, os médicos cooperados não recebem honorários há seis meses do Governo Estadual, o que agrava ainda mais a situação.

Confira a nota na íntegra:

Diante das reportagens veiculadas diariamente na imprensa sobre a grave crise na saúde pública e as consequências para a população do Rio Grande do Norte, o Hospital Memorial, referência em ortopedia e traumatologia, esclarece que não tem qualquer interesse em paralisar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que representam 90% do seu público. Porém, em razão deste cenário, o hospital se viu obrigado a reduzir suas atividades por ter chegado ao seu limite financeiro, a dívida dos órgãos públicos passa dos R$ 6 milhões.

Os médicos do Memorial lamentam profundamente a atual situação por entenderem o sofrimento dos cidadãos que esperam por cirurgias ortopédicas, cuja fila ultrapassa as 600 pessoas que aguardam em casa ou nos hospitais Walfredo Gurgel, João Machado e Deoclécio Marques. Os repasses de verbas públicas federais, estaduais e municipais são feitos por meio de contrato único com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a qual não paga há três meses sequer os valores já encaminhados pelo Governo Federal para compra de órteses e próteses ortopédicas.

A classe médica sofre com o descaso, mas se vê impossibilitada de trabalhar com a falta desses insumos para atender até os casos mais graves. Ainda assim, desde a paralisação das urgências no dia 24 de junho até o momento, foram realizados 155 procedimentos no Memorial, o que equivale a quase um terço dos atendimentos mensais. Uma prova de que, em respeito à população, os profissionais da instituição ainda se predispõem a trabalhar responsavelmente, dentro do limite de segurança para o próprio paciente. Assim, apenas as cirurgias de menor complexidade estão sendo realizadas pelos médicos cooperados, que também não recebem honorários há seis meses do Governo Estadual.

Reiteramos que o Hospital Memorial entende a dificuldade financeira enfrentada em todo o País, mas acreditamos que a saúde dos cidadãos deve ser prioridade dos gestores públicos.

Natal, 08 de julho de 2016.

Atenciosamente,

A Direção do Hospital Memorial.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.