Notícias

Hospital Memorial afirma que não irá paralisar atendimentos do SUS

Após informar que as cirurgias ortopédicas de urgência estão paralisadas por falta de material, o Hospital Memorial emitiu uma nota nesta sexta-feira (8) informando que “não tem qualquer interesse em paralisar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que representam 90% do seu público”.

De acordo com a instituição, com o cenário atual de crise, o hospital reduziu suas atividades após chegar ao seu limite financeiro, onde a dívida dos órgãos públicos passa dos R$ 6 milhões. Ainda segundo a nota, há três meses o hospital não recebe os repasses de verbas públicas federais, estaduais e municipais, feitos por meio de contrato único com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Mesmo com a falta dos insumos para atender até os casos mais graves, foram realizados 155 procedimentos desde a paralisação das urgências no dia 24 do mês passado, informa a assessoria de imprensa do hospital. De acordo com a instituição, os médicos cooperados não recebem honorários há seis meses do Governo Estadual, o que agrava ainda mais a situação.

Confira a nota na íntegra:

Diante das reportagens veiculadas diariamente na imprensa sobre a grave crise na saúde pública e as consequências para a população do Rio Grande do Norte, o Hospital Memorial, referência em ortopedia e traumatologia, esclarece que não tem qualquer interesse em paralisar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que representam 90% do seu público. Porém, em razão deste cenário, o hospital se viu obrigado a reduzir suas atividades por ter chegado ao seu limite financeiro, a dívida dos órgãos públicos passa dos R$ 6 milhões.

Os médicos do Memorial lamentam profundamente a atual situação por entenderem o sofrimento dos cidadãos que esperam por cirurgias ortopédicas, cuja fila ultrapassa as 600 pessoas que aguardam em casa ou nos hospitais Walfredo Gurgel, João Machado e Deoclécio Marques. Os repasses de verbas públicas federais, estaduais e municipais são feitos por meio de contrato único com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a qual não paga há três meses sequer os valores já encaminhados pelo Governo Federal para compra de órteses e próteses ortopédicas.

A classe médica sofre com o descaso, mas se vê impossibilitada de trabalhar com a falta desses insumos para atender até os casos mais graves. Ainda assim, desde a paralisação das urgências no dia 24 de junho até o momento, foram realizados 155 procedimentos no Memorial, o que equivale a quase um terço dos atendimentos mensais. Uma prova de que, em respeito à população, os profissionais da instituição ainda se predispõem a trabalhar responsavelmente, dentro do limite de segurança para o próprio paciente. Assim, apenas as cirurgias de menor complexidade estão sendo realizadas pelos médicos cooperados, que também não recebem honorários há seis meses do Governo Estadual.

Reiteramos que o Hospital Memorial entende a dificuldade financeira enfrentada em todo o País, mas acreditamos que a saúde dos cidadãos deve ser prioridade dos gestores públicos.

Natal, 08 de julho de 2016.

Atenciosamente,

A Direção do Hospital Memorial.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.