Hospital Giselda Trigueiro recebe novos respiradores
Foto: Raiane Miranda

Hospital Giselda Trigueiro recebe novos respiradores

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) recebeu nesta segunda-feira (15) sete novos respiradores que serão destinados ao reforço das unidades de terapia intensiva, atendendo os casos graves em uma das principais unidades hospitalares do Rio Grande do Norte.

Os equipamentos foram desenvolvidos pelo projeto Inspire da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e estão sendo entregues ao Giselda Trigueiro dentro de um acordo de colaboração técnico-científica entre a instituição de ensino e o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Também integram a parceria entidades como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Marinha do Brasil.

Os respiradores do projeto Inspire serão mantidos no HGT por pelo menos um ano, como parte da pesquisa aplicada em campo do equipamento, que já está sendo utilizado em outros locais, como Manaus-AM. O ventilador para suporte respiratório tem o uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde agosto do ano passado.

Durante esta semana, os profissionais do Giselda Trigueiro passarão por um treinamento para a utilização do novo respirador, sob a coordenação da professora Shirley Campos, da UFPE.

O acordo inclui ainda a possibilidade de doação ao Giselda Trigueiro de aparelhos que venham a ser desenvolvidos futuramente com base no ventilador Inspire e compartilhamento do conhecimento técnico apurado durante a pesquisa.

O respirador criado pelo projeto da USP é fabricado no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e custa cerca de R$ 4 mil, valor bem abaixo da média de mercado dos aparelhos similares. O desenvolvimento do equipamento no projeto Inspire contou com a participação de aproximadamente 200 pesquisadores, que trabalharam durante quatro meses para criar o aparelho.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: