Notícias

Hospital da UFRN recruta voluntários para tratamento de dor crônica no calcanhar

Projeto contemplará 80 voluntários com chinelos de palmilhas especiais e acompanhamento

A Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFRN, está recrutando 80 voluntários para participar de uma pesquisa que irá verificar os efeitos de um novo modelo de chinelos com palmilhas para pessoas com dor no calcanhar há mais de três meses (dor crônica de calcanhar).

O projeto coordenado pelo prof. Dr. Marcelo Cardoso de Souza, do Departamento de Fisioterapia, foi inaugurado em agosto de 2021, fruto de uma parceria entre Huol e UFRN. O Laboratório de Palmilhas e Reumatologia (Lapre) tem o objetivo de atender pessoas com dores crônicas na região plantar (parte inferior) do pé, buscando minimizar sintomas e promover melhoras funcionais e na qualidade de vida.

Quem pode participar?

O público-alvo da pesquisa são pessoas que sofrem com dores no calcanhar há pelo menos três meses. Essa população inclui pessoas com fascite plantar, esporão de calcâneo ou que apresentam dor intensa no calcanhar aos primeiros passos do dia.

Outros critérios serão considerados mediante avaliação da equipe de fisioterapia:

  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Morar em Natal (RN);
  • Ter disponibilidade para usar os novos chinelos por, no mínimo, quatro horas por dia ao longo de três meses;
  • Os profissionais de fisioterapia também avaliarão o histórico de cirurgias e injeções nos últimos seis meses. Assim, o interessado não poderá participar se tiver feito cirurgias na região do tornozelo ou pé, além de injeção para dor nos pés nos últimos 6 meses.

Como se inscrever?

Os interessados que se encaixem nos critérios de participação devem contatar a Unidade de Reabilitação do Huol, através do telefone (84) 3342-5014, manifestando interesse em participar da “pesquisa de chinelos para dor no calcanhar”.

A Unidade de Reabilitação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h30 às 16h. Dados como nome, idade e telefone serão coletados numa pré-inscrição. Em seguida, os responsáveis pela pesquisa entrarão em contato para agendamento da avaliação.

Detalhes e benefícios da pesquisa

Os voluntários receberão um novo modelo de chinelos com palmilhas especiais, uma semana após a avaliação com a equipe de fisioterapia do projeto. O calçado deverá ser utilizado por, no mínimo, quatro horas diárias, ao longo de três meses. Os participantes serão acompanhados pela equipe por quatro meses, com duas avaliações presenciais e duas por telefone. Esse monitoramento indicará se houve redução na dor e melhoria funcional, gerando dados necessários à condução do estudo.

Além de resultados promissores em estudos prévios, o chinelo escolhido adequa-se melhor ao clima do Rio Grande do Norte. De acordo com o coordenador do projeto, “a expectativa é que os pacientes tenham seus sintomas minimizados e melhorem funcionalidade e qualidade de vida”, ressalta Dr. Marcelo.

Dúvidas: Os interessados poderão realizar contato e esclarecer dúvidas com a pesquisadora Marina Fagundes, pelo e-mail: marina.fagundes.009@ufrn.edu.br.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Um Comentário

  1. Gostaria muito de fazer um tratamento de fazcite plantar , no Onofre Lopes faz anos que venho sofrendo com está doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.