Variedades

A história peculiar de como um eclipse lunar salvou a vida de Cristóvão Colombo

A história que nos contam na escola é a mesma coisa que todos já sabem, com Cristóvão Colombo chegando ao nosso continente – que até então era desconhecido para a Europa, tentando interagir com os nativos dessas terras para sobreviver.

12 de outubro de 1492 é a data oficial e marcada no calendário como o dia em que Colombo descobriu a existência do continente americano, diante de um mundo que até então pensavam ser de forma plana. Após isso, Colombo ainda fez mais 4 viagens para essas terras .

A história de como um eclipse lunar salvou a vida de Cristóvão Colombo

eclipse lunar

Na quarta de suas viagens, Colombo estava na América Central quando os habitantes do Novo Mundo o colocaram em apuros. Isso ocorreu mais de 10 anos após o descobrimento do continente – 25 de junho de 1503 – quando Colombo teve que fazer uma parada forçada em uma ilha que agora chamamos de Jamaica.

A relação inicial entre os habitantes daquela ilha e a tripulação de Colombo foi cordial. Mas depois houve problemas, pois os nativos não queriam mais preparar o milho e o peixe para os europeus, sendo em alguns casos, bastante agressivos. E houve revide: a partir daí, Colombo e seus companheiros de viagem decidiram começar a assassiná-los.

A batalha poderia ter sido realmente sangrenta se não fosse pela solução engenhosa que o navegador europeu encontrou para se salvar… pelo menos de acordo com a história que a revista SPACE nos conta.

A história em questão revela que Colombo tinha uma mesa que indicava todos os eventos astronômicos da época, e ele usou disso para ameaçar os índios americanos. Tais ameaças foram transmitidas ao líder tribal: o Deus cristão ficou ofendido pela maneira como eles estavam tratando seus convidados.

Colombo teria apontado para a tribo e informado que uma lua inflamada de raiva – que representava todos os males que eles iriam sofrer, apareceria em três dias, data em que eles planejavam partir.

A profecia de Colombo foi cumprida quando a lua apareceu, mostrando aos nativos que as coisas estavam erradas, que Deus estava com raiva e que iriam sofrer os terríveis efeitos da vingança. Os nativos então decidiram dar a Colombo e seus companheiros tudo o que eles precisavam na esperança de que Deus os perdoasse.

A história conta que mais tarde Colombo avisou-lhes que foram perdoados, mas que foi a última chance – tal anúncio, culminou com o final do eclipse lunar. Uma sacada inteligente de Colombo!

Você sabia dessa curiosa história por trás da viagem de Cristóvão Colombo para a América Central? Você acha que isso é verdade ou simplesmente foi inventado pela revista SPACE? Deixe seu comentário!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

2 Comentários

  1. Acredito que Cristovam Colombo sempre mostrou-se esperto e sagaz, pois primeiramente acreditava na tese de que a Terra era redonda, e se viajasse sempre em direção a oeste chegaria no ponto de partida. Ele era um excelente astrônomo,
    descobridor e conquistador do novo Mundo a América.

  2. Se é fato ou boato, não saberemos aqui, porém, trata-se de algo muito plausível, em se tratando de Cristovão Colombo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.