Notícias

Hipertensão aumenta no inverno: saiba como se prevenir

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, atinge mais de 30 milhões de pessoas no país – estimando que um a cada 4 brasileiros sofra da condição que aumenta com a queda da temperatura.

Para Rodrigo Pereira Paez, cirurgião cardiovascular do CECAM (www.cecam.com.br/) – rede de clínicas de saúde – a temperatura baixa durante o inverno diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, fechando a circulação e aumentando a pressão arterial.  

Segundo o especialista, as complicações ocasionadas por conta do aumento da pressão podem ser graves e “os perigos da hipertensão englobam desde sintomas simples como cefaleia, enjoo, dor nos olhos e cansaço excessivo até as complicações mais graves como infarto, AVC, edema de pulmão, sangramentos oculares, nasais, pancreáticos e a dissecção da aorta”, explica Paez.   

Além do cuidado redobrado para adultos com mais de 35 anos e idosos, o cirurgião cardiovascular indica algumas dicas que auxiliam na prevenção da doença. Confira:  

Alguns alimentos e medicamentos devem ser evitados  

Os pacientes diagnosticados com hipertensão devem evitar ao máximo a ingestão de sódio: isso inclui temperos industrializados e alimentos embutidos. Além disso, deve-se cancelar também o uso de anti-inflamatórios e corticoides.

Pratique atividades físicas  

Mesmo nos dias mais frios, a prática regular de atividades físicas serve para prevenir e auxiliar no controle natural da condição, “exercícios aeróbicos e prolongados ajudam a prevenir a hipertensão a médio e longo prazo, pois neste tipo de exercício o corpo aquece e transpira, tendo efeito vasodilatador. Dessa forma, a perda de líquidos e sais acontece naturalmente, o que é tão benéfico quanto o uso de medicação”, afirma o especialista. No inverno, vale apostar mais ainda em alongamentos antes de começar algum exercício e também verificar se a pessoa esta com a pressão controlada ao iniciar essas práticas, evitando assim crises e descompensações durante os treinos.

Saiba administrar situações de stress  

A falta de repouso e situações frequentes de stress são alguns dos principais agravantes dos quadros de hipertensão. Portanto, aprender a administrar situações de conflito, ter, pelo menos, 8 horas de sono diárias e repousar o suficiente são algumas das recomendações do cirurgião.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.