Notícias

Hidroterapia reabilita pacientes com doenças crônicas

O uso da água como recurso terapêutico é conhecido desde a antiguidade. Ainda na civilização grega, por volta de 500 a.C., há registros da utilização da hidroterapia para fins medicinais. A atividade realizada em piscina coberta com água aquecida e técnicas próprias da fisioterapia é um alento para boa parte da população acometida com dores crônicas. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde, 30% da população mundial sofre com alguma dor crônica (aquela que persiste por mais de três meses).

Mas não apenas pacientes com algum tipo de dor podem ser tratados pela hidroterapia – também conhecida como fisioterapia aquática. Esta modalidade de tratamento é benéfica para várias doenças que limitam a capacidade funcional do corpo, que envolvem desde questões neurológicas, cardiopulmonares, até problemas ortopédicos e reumatológicos.

Segundo a fisioterapeuta Gerlane Cristina, a hidroterapia possui vantagens quando comparada a outras modalidades terapêuticas devido às particularidades físicas da água. Ela explica que doenças reumáticas, por exemplo, apresentam grande melhora com a hidroterapia devido aos exercícios com baixo impacto.

A temperatura da água quente ajuda a relaxar os músculos, com uma ação anti-pasmódica, o que colabora para o movimento e flexibilidade. Além disso, a diminuição do efeito da gravidade, por causa do empuxo, favorece a realização de movimentos com uma sobrecarga articular mínima, com menos esforço nas articulações. Com tudo isso, se consegue fazer o movimento preciso, ativando os músculos e levando a pessoa à funcionalidade”, esclarece a profissional.

Somado aos benefícios físicos da fisioterapia aquática, com fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, este tratamento colabora para o bem-estar psicológico e emocional do paciente. “Muitos pacientes que deixaram de fazer fisioterapia por dificuldade em realizar os exercícios, conseguem realizar os movimentos na água. Isso ajuda na autoconfiança, eleva a autoestima ao apresentar a evolução, além da interação social que existe no tratamento com outras pessoas na piscina”, explica Gerlane.

Hidroterapia reabilita pacientes com doenças crônicas

Hidroterapia e Covid-19

Pessoas que contraíram a Covid-19 também têm se beneficiado com tratamento por hidroterapia. De acordo com estudo feito pela Universidade de Zurique e publicado na revista científica PLOS ONE, 26% dos infectados sofrem de sintomas pós-Covid. “Já há relatos e pesquisas que apresentam a ‘síndrome pós-covid-19’ como um problema decorrente da doença e que compromete o sistema nervoso central e muscoesquelético. Fadiga, dores, fraqueza muscular, dificuldade para respiração e problemas cognitivos são alguns dos sintomas dessa síndrome e que também têm bons resultados se tratados com a hidroterapia”, realça a fisioterapeuta Gerlane Cristina.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.