Destaques, Política

Henrique Alves recorreu a desembargador preso no RN para atuar em seu favor

henrique alves
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O desembargador aposentado Francisco Barros Dias, preso nesta quarta-feira (30) em Natal durante a Operação Alcmeón, havia sido procurado em junho passado pela defesa de Henrique Alves (PMDB-RN) para atuar em favor do ex-ministro no processo da operação Manus – um desdobramento da Lava Jato. A informação foi confirmada pela Polícia Federal que revelou conversas de uma interceptação telefônica do ex-desembargador.

A Operação Alcmeón – uma ação conjunta da PF e o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, buscou desarticular um grupo que explorava a compra e venda de votos e sentenças junto a uma turma do Tribunal Regional Eleitoral da 5ª região, localizada em Recife (PE). Segundo a PF, o grupo agiu, inclusive, em processos relacionados à operação Lava Jato. Em nota, a defesa do ex-desembargador “nega veementemente a participação do advogado Francisco Barros Dias em qualquer conduta desonrosa e ressalta ainda que confia na Justiça e na verdade dos fatos”.

De acordo com os investigadores, a organização teria atuado perante a Justiça em fatos que já teriam sido identificados, dentre os quais operações policiais, apelações criminais, ações rescisórias e revisão criminal. Os investigadores ainda ressaltam que Barros teria recebido R$ 150 mil em 2012 para soltar Rychardson de Macedo, um dos alvos da Operação Pecado Capital – que apurou um esquema de desvio de recursos federais repassados pelo Inmetro ao Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – Ipem/RN.

+ Fred Queiroz abre o jogo e diz que “avião levou R$ 7 milhões a Henrique Alves em 2014”

Francisco Barros Dias (Foto: Reprodução/Jornal Hoje)

Um dos episódios que expõe a suposta exploração de prestígio apresentados pelo Ministério Público Federal foi a procura de Barros, pelo advogado Marcelo Leal, que representa Henrique Alves, a pedido da família do peemedebista.

Dois dias depois do encarceramento de Henrique Alves, em 8 de junho, o desembargador foi flagrado em grampo da Polícia Federal em conversa com o advogado do peemedebista, Marcelo Leal.

“Doutor Francisco, Eu tô ligando porque a família de Henrique entrou em contato e sugerindo a contratação do Senhor ai no Rio Grande do Norte.”, afirmou Leal no telefonema.

Confira a conversa:

Se você não conseguiu enxergar as mensagens em anexo acima, confira a transcrição na íntegra:

MARCELO LEAL – Boa tarde é Michela Vania, eu sou secretaria do
Doutor Benedito.. Oh perdão, Marcelo Leal aqui de Brasília
FRANCISCO – Pois não.
SECRETARIA – Ele gostaria de falar com o Senhor, pode atendê-lo
FRANCISCO – Pois não, tô aqui aguardando.
MARCELO LEAL – Alô
FRANCISCO – Alô
MARCELO LEAL– Doutor Francisco
FRANCISCO – Diga ai Doutor, tudo bem.
MARCELO LEAL – Opa, tudo bom, como vai
FRANCISCO – Tudo bem Doutor Marcelo, como estamos, tudo em paz?
MARCELO LEAL – Então ta bom, prazer falar com o Senhor
FRANCISCO – Igualmente
MARCELO LEAL – Doutor Francisco, Eu tô ligando porque a família de Henrique entrou em contato e sugerindo a contratação do Senhor ai no Rio Grande do Norte
FRANCISCO – Hrumm.
MARCELO LEAL – Quer dizer que pra mim é uma honra podemos trabalhamos juntos
FRANCISCO – Ah pois não.
MARCELO LEAL – E… Não coloquei qualquer impedimento nesse sentido, muito pelo contrario, E. . Achei ate que a questão já tivesse sido esclarecida no meu telefonema de ontem mas eu vejo agora que hoje pela manhã, eu tô concentrado, preparando o habeas de Henrique aqui no…
FRANCISCO – E, o de Brasília
MARCELO LEAL – aqui em Brasília, e tirou o meu telefona da minha sala porque acaba… muitos jornalistas, então eu deixei minha secretária pra ela atender e ela me trouxe agora, e vi que tem mensagem de WhatsApp da família perguntando se eu já tinha conversado com o senhor, etc, que ele tem…muito agoniado, eu imaginei que a conversa que eu tive com eles ontem já fosse esclarecedora.
FRANCISCO – Certo.
MARCELO LEAL  ..Mas … é… é…. já que..
FRANCISCO – … Olha, essa ligação.. Alô… Doutor Marcelo
MARCELO LEAL – Alô…
FRANCISCO – Alô, a ligação tá cortando muito, eu poderia ligar aqui noutro telefone que esse aqui tá cortando…
MARCELO LEAL – Claro, Claro
FRANCISCO – Tá bom
MARCELO LEAL – Telefone fixo.
FRANCISCO – E, melhor, tá bom, brigadão.
MARCELO LEAL – Tá obrigado
FRANCISCO – aguarda ai um pouquinho…

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.