Destaques, Saúde

Hematomas surgem com frequência em você? Isso pode ser sintoma de uma dessas doenças

Hematomas surgem com frequência em você Isso pode ser sintoma de uma dessas doenças

É um dia qualquer. Você não recebeu nenhum golpe, não machucou o dedo com a porta e não caiu. No entanto, você percebe que nas pernas, nos braços ou em alguma outra parte do corpo, há um ou mais hematomas. O que aconteceu? Por que eles apareceram?

Talvez no começo você não dê muita importância. No entanto, com o passar do tempo, você percebe que isso se torna mais frequente. As contusões aparecem em sua pele e sem causa aparente. Se você se identificar com essa descrição, é aconselhável ir ao médico, porque esse tipo de hematoma pode ser a consequência de uma dessas doenças.

Trombocitopenia

Por este nome é conhecido qualquer distúrbio no qual uma quantidade anormalmente baixa de plaquetas é registrada. Isto pode ter sua origem em três causas: produção insuficiente de plaquetas na medula óssea, decomposição delas na corrente sanguínea ou aumento da decomposição de plaquetas no baço e / ou fígado.

Doença de Von Willebrand

As pessoas com esta condição são propensas a frequentes contusões, hemorragias no nariz, boca e / ou gengivas, menstruação intensa e sangramento profuso no caso de uma pequena ferida.

Os pacientes têm baixos níveis da proteína chamada fator von Willebrand, que é necessária para o sangue coagular. Esse tipo de célula contribui para que as plaquetas se “unam” de maneira correta e formem coágulos para interromper o sangramento. Se não houver proteína von Willebrand suficiente ou se ela for deficiente, as plaquetas terão uma união fraca.

Hemofilia

É uma doença genética que por estar diretamente ligada ao cromossomo sexual X, a hemofilia é mais frequente em homens, mas também pode ocorrer em mulheres caso a mesma tenha alterações nos dois cromossomos sexuais. Aqueles que sofrem com isso, não têm um fator de coagulação ou têm níveis baixos. Além de contusões frequentes, a condição é caracterizada por sangramento intenso após uma lesão e hemorragia interna nos joelhos, tornozelos, cotovelos e no cérebro.

Lúpus

É comum que pacientes com lúpus eritematoso sistêmico sofram vasculite. É uma inflamação em pequenos vasos sanguíneos (capilares), médios (arteríolas ou vênulas) e grandes (artérias ou veias). A vasculite faz com que os vasos sanguíneos se rompam e causem hematomas, sem que haja um golpe ou lesão.

Cirrose

Quando o fígado é afetado por esta doença (que pode ser desencadeada depois de sofrer de hepatite), ele fica incapaz de produzir proteínas, ajudar a desintoxicar o sangue, digerir alimentos e armazenar energia. Isso resulta em sintomas como hematomas, hemorragias nasais, inchaço nas pernas e abdômen, além de icterícia.

Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)

Esta doença é caracterizada por uma diminuição na contagem de plaquetas no sangue. As plaquetas são as células que param a hemorragia. Se as plaquetas estiverem baixas, os hematomas são comuns. Outros sintomas são: coloração roxa sob a pele, petéquias (pequenos pontos vermelhos sob a pele, resultantes de pequenos sangramentos), além de hemorragias nasais, na boca e / ou ao redor das gengivas.

Leucemia

Também conhecido como ‘câncer sanguíneo’. Neste caso, as células cancerígenas impedem a criação de glóbulos vermelhos e plaquetas saudáveis. Por sua vez, há uma superprodução de glóbulos brancos, dificultando assim, a capacidade do organismo de combater infecções.

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.