Hatchbacks: quais modelos ‘menos’ e ‘mais’ depreciaram no 1º semestre do ano?

agosto 16, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Hatchbacks: quais modelos ‘menos’ e ‘mais’ depreciaram no 1º semestre do ano?

Campeões de vendas, os hatches dominaram o mercado automotivo no início de 2019, de acordo com a Fenabrave. O tamanho, a versatilidade e economia chamam atenção dos consumidores tornando a categoria mais popular entre os brasileiros. Mas vale a pena investir na compra deste carro?

Para ajudar em uma melhor decisão de compra e venda, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, fez uma análise dos hatchbacks que menos e mais perderam valor no primeiro semestre do ano, baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.

O Yaris, hatch da Toyota, abre o ranking com a menor taxa de depreciação em 2,01% após um ano de uso. Em seguida, a alemã Volkswagen conta com a dobradinha Gol e Fox, com 2,27% e 2,65% em perda de valor, respectivamente. A Mercedes-Benz garante posição ainda no TOP 5 com a queda de 3,23% do Classe A, seguido do compacto Caoa Chery QQ, que perde 3,96%.

Em contrapartida, os dois hatches que mais perderam valor no período pertencem a Ford. Os populares Ford Ka e Ford Focus se posicionam no ranking com 14,12% e 16,18% de depreciação, respectivamente.

Confira abaixo a relação completa com os modelos e as menores e maiores taxas de depreciação dos seis primeiros meses de 2019:

MARCA/MODELODepreciação:Jan/19 a Jun/19
Toyota Yaris Hatch-2,01%
Volkswagen Golf-2,27%
Volkswagen Fox-2,65%
Mercedes-Benz Classe A-3,23%
Caoa Chery QQ-3,96%
Toyota Etios Hatch-4,55%
Volkswagen Polo-4,57%
Volkswagen Gol-5,07%
Nissan March-6,11%
Hyundai HB20-6,68%
Fiat Argo-7,11%
Peugeot 208-7,11%
VW UP!-8,17%
Citroen C3-9,41%
Fiat Mobi-9,59%
Peugeot 308-10,57%
BMW i3-10,75%
Chevrolet Onix-10,96%
Renault Sandero-10,99%
Renault Kwid-11,67%
Fiat Uno-13,58%
Ford Ka-14,12%
Ford Focus-16,18%

Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação por modelo, levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, conforme seu volume de vendas. A Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação ao seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.