Carros

Hatchbacks: quais modelos ‘menos’ e ‘mais’ depreciaram no 1º semestre do ano?

Campeões de vendas, os hatches dominaram o mercado automotivo no início de 2019, de acordo com a Fenabrave. O tamanho, a versatilidade e economia chamam atenção dos consumidores tornando a categoria mais popular entre os brasileiros. Mas vale a pena investir na compra deste carro?

Para ajudar em uma melhor decisão de compra e venda, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, fez uma análise dos hatchbacks que menos e mais perderam valor no primeiro semestre do ano, baseado em veículos com ano/modelo 2019, vendidos como 0KM entre janeiro e junho deste ano e que já possuíam ofertas no mercado de seminovos em janeiro. Mais de 400 versões foram analisadas.

O Yaris, hatch da Toyota, abre o ranking com a menor taxa de depreciação em 2,01% após um ano de uso. Em seguida, a alemã Volkswagen conta com a dobradinha Gol e Fox, com 2,27% e 2,65% em perda de valor, respectivamente. A Mercedes-Benz garante posição ainda no TOP 5 com a queda de 3,23% do Classe A, seguido do compacto Caoa Chery QQ, que perde 3,96%.

Em contrapartida, os dois hatches que mais perderam valor no período pertencem a Ford. Os populares Ford Ka e Ford Focus se posicionam no ranking com 14,12% e 16,18% de depreciação, respectivamente.

Confira abaixo a relação completa com os modelos e as menores e maiores taxas de depreciação dos seis primeiros meses de 2019:

MARCA/MODELODepreciação:Jan/19 a Jun/19
Toyota Yaris Hatch-2,01%
Volkswagen Golf-2,27%
Volkswagen Fox-2,65%
Mercedes-Benz Classe A-3,23%
Caoa Chery QQ-3,96%
Toyota Etios Hatch-4,55%
Volkswagen Polo-4,57%
Volkswagen Gol-5,07%
Nissan March-6,11%
Hyundai HB20-6,68%
Fiat Argo-7,11%
Peugeot 208-7,11%
VW UP!-8,17%
Citroen C3-9,41%
Fiat Mobi-9,59%
Peugeot 308-10,57%
BMW i3-10,75%
Chevrolet Onix-10,96%
Renault Sandero-10,99%
Renault Kwid-11,67%
Fiat Uno-13,58%
Ford Ka-14,12%
Ford Focus-16,18%

Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação por modelo, levando em consideração um índice ponderado que atribui pesos diferentes às versões, conforme seu volume de vendas. A Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação ao seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas.

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.