Ciência

‘Harry Potter’ é usado para pesquisar o cérebro

Um grupo de cientistas utilizou um capítulo de Harry Potter e a Pedra Filosofal, que serviu de base de pesquisa para verificar quais diferentes regiões do cérebro são utilizadas durante a leitura.

Utilizando a tecnologia de aparelhos de imagens por ressonância magnética funcional (FMRI, na sigla em inglês), pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, fizeram a analise do cérebro de oito pessoas enquanto liam o livro de J.K. Rowling. O resultado foi a criação do primeiro modelo computacional integrado para analise da leitura. A pesquisa foi publicada na revista PLoS One.

Após o FMRI, os resultados foram minuciosamente estudados, em cada milímetro cúbico dos cérebros, para decifrar a atividade apresentada pelas diferentes regiões, por cada conjunto de quatro palavras lidas pelos voluntários.

Segundo os pesquisadores, agora é possível saber quais partes do cérebro do ser humano são responsáveis por cada subprocesso da leitura, como por exemplo decompor sentenças, determinar o sentido das palavras, entender a relação entre personagens, como também interpretar regras gramaticais.

De acordo o coordenador do estudo, Tom Mitchell, a inovação do modelo ainda é inexato, mas isso não quer dizer que não seja útil ,pois a partir daí será possível estudar distúrbios da leitura como especificamente a dislexia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.