Guarda Municipal resgata filhote de gavião-carijó em residência na ZN

Guarda Municipal resgata filhote de gavião-carijó em residência na ZN

novembro 19, 2020 0 Por Rafael Nicácio

Uma guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgatou um filhote de gavião-carijó que caiu do ninho no quintal de uma residência situada na Av. Pompeia, no bairro Potengi, na Zona Norte da capital. Os guardas municipais foram acionados pelo morador logo após o filhote cair de um coqueiro onde o ninho estava montado.

A primeira ação dos guardas ao encontrar a ave foi analisar os sinais vitais e se havia algum tipo de ferimento que comprometesse a saúde do filhote. “O animal estava em ótimas condições e bastante ativo, vocalizando o som típico de filhote de gavião-carijó, ele foi devidamente acomodado e protegido para ser conduzido aos cuidados necessários”, contou o coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

O filhote de gavião foi levado ao centro de triagem do Ibama em Natal e vai passar por uma avaliação veterinária no sentido de analisar as condições de saúde, passando em seguida pelos cuidados, e quando possível, ser devolvido à natureza.

A ave é encontrada em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. É a espécie predominante brasileira. Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção. Evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas, como é o caso dos ratos e pombos nos centros urbanos, além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes. A ave adulta mede de 31 a 41 centímetros de comprimento.

Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio da Guarda Municipal através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.