Grupo “300 do Brasil” tenta invadir áreas internas do Senado

junho 13, 2020 0 Por Romário Nicácio
Grupo “300 do Brasil” tenta invadir áreas internas do Senado

Manifestantes do grupo denominado “300 do Brasil” foram retirados da área externa do prédio do Congresso Nacional pelos seguranças do Senado Federal (Polícia Legislativa).

O ordem veio do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após os manifestantes tentarem invadir áreas internas na tarde deste sábado (13), segundo informou a Agência Senado.

Confira a nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência do Senado:

A assessoria de imprensa da presidência do Senado informa que na tarde desde sábado (13), um grupo denominado “300 do Brasil” tentou invadir áreas restritas do Congresso Nacional. O grupo chegou a subir no prédio, na parte externa onde ficam gôndolas, próximo às cúpulas do Congresso Nacional.

Assim que tomou conhecimento do ato, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre determinou à polícia legislativa que fizesse a retirada do grupo. No momento, a polícia negocia com os manifestantes de maneira pacífica.

Assessoria de Imprensa da Presidência

Por meio das redes sociais, a líder do grupo, Sara Winter, disse que o acampamento que mantinha em Brasília “foi derrubado”. Ela ainda declarou “subimos o tom, e acabamos de invadir o Congresso!”.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido. “Ainda, o Decreto nº 40.509/20, que trata de medidas de enfrentamento à pandemia, proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem a autorização prévia do GDF. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) esclarece que as forças de segurança atuaram em apoio ao DF legal para desmontar os acampamentos irregulares, de acordo com a legislação local. Houve diversas tentativas de negociação para a desocupação da área, mas não houve acordo.  Os acampamentos foram desmontados sem confronto”, finaliza a nota.​