Grávidas e puérperas devem ser vacinadas contra covid-19

Grávidas e puérperas devem ser vacinadas contra covid-19

Grávidas e puérperas devem ser vacinadas contra covid-19

Rafael Nicácio abril 29, 2021 Destaques

O Ministério da Saúde orientou, em nota técnica divulgada nesta semana, que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) sejam priorizadas na vacinação contra a Covid-19. Gestantes com comorbidades já haviam sido incluídas nos grupos prioritários em 15 de março.

A data da efetiva vacinação depende da chegada dos imunizantes, mas a previsão é que sejam vacinadas ainda no mês de maio. “Não há indicativo de suspender a amamentação em razão da vacina”, informa o professor Herdy Alves, coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem.

Gestantes e mulheres no pós-parto estão em maior risco de hospitalização e morte por Covid-19. O impacto da pandemia na saúde das mulheres, em especial às gestantes, já havia sido demonstrado por publicação no International Journal of Gynecology and Obstetrics, que descreveu a ocorrência de 124 óbitos maternos por covid-19 no Brasil até 18 junho de 2020. Na época, o país respondia por 77% das mortes por covid-19 documentadas entre gestantes.

Confira nota técnica divulgada em 2020 pelas entidades de Enfermagem.

Outros artigos

AeC tem 100 vagas para atendente em Mossoró

junho 17, 2021

AeC tem 100 vagas para atendente em Mossoró

A AeC, empresa de tecnologia especializada em relacionamento com clientes, abriu 100 vagas de emprego para atendente na unidade de Mossoró. As contratações irão até...