Notícias

Governo recua e libera vacinação de crianças sem prescrição

Segundo o Ministério da Saúde, 3,7 milhões de crianças devem ser vacinadas em janeiro

(ANSA) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (5) a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, mas sem a exigência de prescrição médica.

Segundo a pasta, 3,7 milhões de crianças devem ser vacinadas em janeiro, mas o ministro alertou que tudo dependerá da capacidade de produção da Pfizer.

O primeiro lote de imunizantes deve chegar ao Brasil no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, caso o cronograma seja cumprido. Isso permitiria o início da vacinação nos municípios entre os dias 14 e 15 deste mês.

O Brasil receberá, no primeiro trimestre de 2022, 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças. O Ministério da Saúde receberá, ainda em janeiro, um lote de 3,74 milhões de doses de vacina.

Durante coletiva de imprensa foi definido que a imunização infantil será realizada em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas.

Além disso, não será necessário autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; e o intervalo será de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Apesar de recuar e retirar a obrigatoriedade da apresentação de receita médica, o governo de Jair Bolsonaro orientou os pais a procurarem “a recomendação prévia de um médico antes da imunização”.

No entanto, Queiroga enfatizou que a segurança e a eficácia da vacina da Pfizer, atualmente aplicada em dose menor, em relação à versão para adultos, já foi atestada por diversas agências internacionais.

A imunização de crianças entre 5 e 11 anos já tem o aval da Anvisa desde 16 de dezembro, mas o governo Bolsonaro declarou que só validaria a decisão da agência sanitária após uma consulta pública.

No entanto, a maioria dos participantes se posicionou contra a exigência de prescrição médica para a vacinação de crianças contra a Covid-19, o que poderia penalizar populações carentes e com mais dificuldade de acesso a atendimento.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.