Notícias

Governo prevê abertura de mais de 140 leitos no RN

O plano de contingência do governo estadual prevê a abertura de mais 145 leitos nos próximos 15 dias no Rio Grande do Norte. São 83 UTIs, 60 leitos clínicos e 2 leitos de estabilização. Os 40 novos respiradores recebidos esta semana estão incluídos na instalação destes leitos.

De acordo com a administração estadual, já foram abertos “309 leitos Covid, sendo 182 críticos [alguns em parceria com gestões municipais] e 127 clínicos”.

Com base na demanda do quadro epidemiológico, estão em fase de instalação leitos no Hospital João Machado em Natal (25 UTIs e 10 clínicos), Hospital São Luiz em Mossoró (10 UTIs), Assú (3 leitos clínicos e 2 de estabilização), Hospital Regional do Seridó em Caicó (8 UTIs), Hospital Regional de Pau dos Ferros (2 UTIs e 16 leitos clínicos), Santo Antônio (5 UTIs e 6 leitos de retaguarda), João Câmara (10 UTIs e 10 leitos clínicos), Macaíba (10 UTIs e 5 leitos clínicos), São Paulo Potengi (6 UTIs e 10 leitos clínicos) e, em parceria com os municípios, Santa Cruz (mais um leito com respirador; já tem 4) e São Gonçalo do Amarante (6 UTIs).

O secretário adjunto de saúde, Petrônio Spinelli, ressaltou, entretanto, que os novos leitos só serão eficazes se o isolamento aumentar. “Há uma relação direta entre o baixo isolamento e o aumento da contaminação, das internações e de óbitos”, enfatizou na entrevista coletiva de apresentação dos dados epidemiológicos neste sábado, dia 6.

A taxa de isolamento social vem há mais de duas semanas com índice médio em torno de 40% e na última sexta-feira foi de 39,35%, quando o mínimo necessário recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%.

Covid-19 no RN

Cerca de 655 pessoas estão internadas com suspeita ou confirmação da doença, sendo 338 em leitos críticos – setor público e privado. “Hoje estamos muito próximo do colapso, que se dá com a ausência de leitos com respiradores e UTIs para atender a demanda”, registrou Spinelli. A fila de regulação, apresentada na manhã deste sábado, têm quatro pacientes com prioridade 1; 46 com prioridade 2 e 76 pacientes com prioridade 3. Estes números mostram que há 46 pessoas aguardando internação em UTIs e semi-utis e 76 em enfermarias exclusivas para tratamento da Covid-19.

A taxa de ocupação de leitos críticos em Mossoró e Pau dos Ferros é de 100%; Natal e Grande Natal 99% e 59,1% no Seridó.

Existem atualmente no RN:

  • 18.841 casos suspeitos
  • 9.449 confirmados
  • 16.733 descartados
  • 410 óbitos confirmados (oito nas últimas 24 horas)
  • 63 óbitos em investigação

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.