Tecnologia

Governo defende a regulamentação das PPPs para ampliar programa Cidades Inteligentes

Segundo o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, lei permite parcerias público privadas em serviços públicos, o que inclui apenas telefonia fixa. “Novo modelo vai ter impacto nisso”, disse, durante o Telebrasil.

O diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Bernardes, afirmou nesta terça-feira (22) que o governo estuda a regulamentação das parcerias público privadas (PPP) no setor de telecomunicações para acelerar a implantação de cidades inteligentes e melhorar a qualidade dos serviços públicos. Durante o 60º Painel Telebrasil realizado nesta terça-feira, confirmou que uma nota técnica será elaborada para regulamentar as PPPs em telecomunicações.

“A lei como está estabelecida foca basicamente em serviços públicos, e a parte de telecomunicações, de transporte de dados e internet estão fora, porque o serviço público na área de telecomunicações é a telefonia fixa. Toda discussão sobre o novo modelo vai ter impacto nisso”, destacou.

O projeto de lei 3453, em tramitação na Câmara dos Deputados, transforma as atuais concessões de telefonia fixa em autorizações, o que deve destravar os investimentos em telecomunicações no país.

Segundo Bernardes, atualmente, o piso para a realização de uma parceria público privada é de R$ 20 milhões. “A lei estabelece um limite para que municípios possam construir parcerias. Então, a gente está trabalhando em uma nota técnica que dê abrigo para que iniciativas municipais possam se realizar. Estamos trabalhando junto com a Frente Nacional de Prefeitos.”

O diretor de Inclusão Digital do MCTIC informou ainda que, hoje, não existe no país nenhuma PPP nas chamadas cidades inteligentes, que possuem órgãos públicos conectados e praças com acesso livre à internet por meio de uma rede de fibras ópticas. “As cidades estão se transformando em cidades inteligentes a partir de iniciativas do poder público. Em alguns casos, estabeleceram-se parcerias, mas não é a parceria público privada legalmente definida. As parcerias que se estabeleceram são a partir da cessão de uso de bem público. É um outro tipo de mecanismo, que permite que o órgão público ceda a um agente privado o uso e exploração daquele bem público que foi implantado.”

Bernardes disse ainda que experiências internacionais norteiam a implantação de cidades inteligentes no Brasil, como a gestão eficiente do consumo de energia por meio de smart grids. “A ideia é que cidades sustentáveis e inteligentes são comunidades, atividades, serviços, sistemas e pessoas conectadas, visando melhorar a qualidade de vida e preservar os recursos do planeta. Então, esses elementos é que a gente vê em experiências internacionais.”

Cidades Inteligentes

O programa Cidades Inteligentes, conhecido inicialmente como Cidades Digitais, foi criado em 2012 para melhor a gestão pública e os serviços oferecidos à população, aumentar a transparência do setor público, democratizar o acesso à internet e apoiar o desenvolvimento local. O programa já conta com 339 municípios participantes, selecionados em chamadas públicas nos anos de 2012 e 2013.

“O interessante é a gente observar o que tem sido a evolução desses municípios. Construímos uma estrutura óptica que conecta pontos de governo e alguns de wi-fi que dão acesso à população, por exemplo. A maior parte das cidades já consegue estruturar funcionalidades que evoluem nessa direção, implantando sistemas de monitoramento e vigilância, de telemedicina e tele-educação”, concluiu.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.