Google lança protótipo do primeiro computador “que pensa como uma pessoa”

Google lança protótipo do primeiro computador “que pensa como uma pessoa”

Romário Nicácio novembro 3, 2014 Ciência

Apostando cada vez mais em tecnologia de inteligência artificial, a Google está a um passo de apresentar sua nova criação. A empresa DeepMind, propriedade da gigante de tecnologia Google, acaba de lançar seu primeiro protótipo de computador que pode “pensar como humanos”, relata o site New Scientist. “Este é o Neural Turing Machine (NTM), que utiliza a mecânica de redes de neurônios biológicos e que depende da memória de curto prazo de pessoas. Assim, o novo computador tem no seu relatório “memórias” que pode, então, usar a lógica para resolver novas tarefas”.

A Google adquiriu a start-up de inteligência artificial DeepMind com sede em Londres, em Janeiro de 2014 por cerca de US $ 400 milhões. As atividades da DeepMind gira em torno de técnicas de neurociência e aprendizagem de máquina para fazer os computadores pensar como seres humanos.

Paralelo a isso, a Google fez parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, para avançar nas pesquisas de inteligência artificial. Como parte do acordo, o Google também fará doações para Oxford para criar uma parceria de pesquisa com o Departamento de Informática da Universidade promovendo assim os estudos de inteligência artificial entre os estudantes.

Outros artigos