Tecnologia

Google anuncia plataforma para ensinar crianças a programar

(ANSA) – Depois da Apple, o Google também quer ensinar crianças a programar. A companhia norte-americana está atualmente trabalhando no Project Bloks, uma plataforma aberta que está sendo desenvolvida em colaboração com a empresa de design Ideo.

A ideia do projeto é usar blocos físicos, como os de Lego, para dar uma experiência de “programação tangível” e com uma abordagem correta para os pequenos.

A plataforma é dividida em três blocos principais com funções diversas entre si, o Brain Board, os Base Board e os Pucks. Esses últimos são como botões que podem ser programados com diferentes instruções, como a de ligar e desligar, a de aumentar ou abaixar o volume e a de virar a esquerda ou a direita, por exemplo.

Quando essas peças são colocadas nos Base Boards, as informações conseguem ser lidas pelas placas e transmitidas por elas. Já o Brain Board funciona alimentando e fornecendo energia para as placas, conseguindo assim receber os comandos e podendo mandá-los para outros objetos conectados, como um tablet. Todas as placas podem podem ser realocadas e mudadas de posição.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e, por enquanto, o Google ainda está procurando ajuda de pesquisadores, desenvolvedores, pais e professores para sua conclusão.

O tema de ensinar programação para crianças é bastante atual nos Estados Unidos. Até o presidente Barack Obama já lançou um apelo em relação ao assunto para empresas, escolas e famílias.

Ainda neste mês, a Apple lançou, durante a Conferência dos Desenvolvedores, um novo aplicativo para iPad chamado Swift Playground que inclui aulas de programação para os jovens estudantes.

A companhia de Cupertino também abre as portas das sua Apple Stores de todo o mundo todos os anos para a “Hora do Código”, campanha internacional para ensinar às crianças os elementos básicos do vasto universo dos códigos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.