DestaquesTecnologia

Golpe do 0800 segue firme e fraudadores roubam dados bancários e de cartões

A utilização do número tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos

Os fraudadores estão aplicando uma nova estratégia para enrolar os consumidores e roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras: o uso de números 0800. De acordo com especialistas, a utilização do número tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos.

O golpe é iniciado com mensagens maliciosas via SMS, enviadas por um número curto, ou chamados shorts-codes – uma técnica usada desde agosto do ano passado. Na verdade, segundo os especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky, trata-se do antigo golpe para roubo do cartão de crédito, mas agora com uma nova roupagem.

Caso a vítima entre em contato usando o 0800 da mensagem falsa, os criminosos solicitarão a confirmação da conta e agência — para roubá-la—, e questionarão se o correntista tem alguma autenticação temporária ativada.

Caso afirmativo, será solicitado o código de ativação para que os criminosos possam concretizar as fraudes. A conversa ainda se prolonga mais um pouco, pois a mensagem SMS falsa avisa sobre uma suposta transação não autorizada.

Criminosos agem e pedem o cartão de crédito

O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito. Na simulação feita pela Kaspersky, o falso atendente ainda insistiu para o analista informar o endereço para retirada do cartão “cancelado”, já que o número do cartão não foi informado.

Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes é um canal usado exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isto mostra o quanto as fraudes estão refinadas. Os golpistas pedem dados do cartão, tokens, e diz que vai cancelar estes cartões, e por fim pede a localização para pegar o cartão. É o golpe da falsa central bancária para coletar cartões válidos“, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Por fim, ele alerta que os únicos contatos telefônicos que devemos proceder, são aqueles nos versos dos cartões.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.