Tecnologia

Golpe atinge mais de 350 mil pessoas com suposto cupom do Burger King

Hackers lançaram no Brasil o primeiro golpe de 2018 com grande potencial de viralização. Com a falsa promessa de oferecer um cupom no valor de 50 reais para ser gasto na rede de lanchonetes Burger King, cibercriminosos estão induzindo as pessoas a compartilharem a fraude com amigos pelo smartphone e baixar aplicativos no computador que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas.

De acordo com o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da PSafe, mais de 350 mil usuários foram impedidos de terem seus aparelhos móveis infectados pelo golpe apenas pelo app de segurança digital, DFNDR Security, nas últimas 8 horas.

Ao acessar o link malicioso, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para ganhar o suposto voucher (“Qual dos nossos sanduiches você mais gosta?”; “Você está satisfeito com o nosso atendimento?”; “Você indicaria o BK aos seus amigos?”). Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o compartilhamento com 30 amigos ou grupos no WhatsApp para ter direto ao suposto cupom. Além disso, solicita que a vítima disponibilize seu contato de e-mail para envio da falsa promoção.

Ao concluir o processo, o usuário pode ser cadastrado em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, são induzidos a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone ou o computador e deixá-los vulneráveis a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

Para evitar cair em golpes como esse, os especialistas do DFNDR Lab reforçam a importância das pessoas utilizarem soluções de segurança que disponibilizam uma função de bloqueio anti-phishing, como o DFNDR Security, disponível gratuitamente na Google Play, cujo sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual e bloqueá-las instantaneamente. No caso de pessoas que não possuem sistemas de segurança instalados no celular, é possível usar o verificador de links disponível no site www.dfndrlab.com, que sinaliza se determinada página pode oferecer riscos ao usuário. Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de cadastrar dados pessoais e compartilhar links com seus contatos.

A assessoria de imprensa do Burger King reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga suas faz promoções por meio de seus canais oficiais do aplicativo, do Facebook e cupons físicos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.