Economia

GLP para uso industrial e comercial terá reajuste de 5,3% anuncia Petrobras

Foto: Stéferson Faria

A partir deste sábado (02), os preços de comercialização às distribuidoras do gás liquefeito de petróleo (GLP) destinado aos usos industrial e comercial, terão reajustes de em 5,3%. Segundo a Petrobras, esse aumento é necessário devido ao crescimento das cotações de outros países.

A estatal informou, no entanto, que esse reajuste só será aplicado às distribuidoras, e não aos preços do GLP mais conhecido como gás de cozinha, utilizados nas residencias, e que são vendidos em botijões de até 13 kg.

Segundo nota emitida pelo site oficial da empresa, diz que: “a política de preços para o GLP de uso industrial e comercial vendido em nossas refinarias às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos nossos principais concorrentes para o mercado – importação do produto. Além de uma margem que considera os riscos inerentes à atividade de importação como volatilidade da taxa de câmbio e dos preços. O preço do GLP para uso industrial e comercial é maior que a do gás residencial, conforme previsto na Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)”, explica.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) disse que o sobrepreço do GLP que é destinado a embalagens acima de 13 quilos, e também a granel, adquiridas pelo segmento empresarial, “tem impactado de forma crucial os negócios que operam com uso intensivo de GLP”.

O sindicato acrescentou ainda, que “o preço praticado pela Petrobras é 41,8% mais alto do que o praticado no mercado internacional”. Segundo o Sindigás, o percentual causa impactos nos consumidores. “Esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos”, disse.

 

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.