DestaquesTelevisão

Globo vs SBT: novo round pela Libertadores da América

Emissora carioca dá um importante passo para retomar os direitos da competição

A TV Globo aceitou os termos de contrato para exibir os patrocinadores da Libertadores em sua proposta feita à Conmebol para ter os direitos da competição. A emissora disputa com o SBT para ter jogos da competição na TV Aberta. As duas emissoras, Globo e SBT, também concorrem pela Sul-Americana na TV Aberta.

A Conmebol e a FC Diez, agência da entidade, fazem a concorrência pelos direitos das duas competições continentais para o período de 2023 a 2026. Foram criados quatro pacotes para cada campeonato. Houve um primeiro round em que ainda não foram definidos os vencedores na TV Aberta e na TV Fechada. As empresas têm prazo até esta segunda-feira para entregar novas propostas para a concorrência.

De acordo com Rodrigo Mattos, do UOL, a proposta inicial da Globo já incluiu a previsão de exibir os patrocinadores da Libertadores, como fez o SBT desde que assumiu a competição em 2020. Assim, há previsão de inserções das marcas de apoiadores em placares e em outras imagens do jogo. A Globo também aceitou todas as outras contrapartidas comerciais da Conmebol.

Essa é uma grande mudança já que a emissora carioca sempre foi resistente a esse item por não querer impacto nos seus próprios parceiros que compram cotas do futebol.

Pela oferta, a Globo aceita receber o feed de imagens produzido pela FC Diez e pela Conmebol, sem limpar as marcas. A confederação sul-americana é responsável por produzir as filmagens de jogos desde 2019 quando adotou novo modelo. Mas a emissora carioca recebia o conteúdo sem as marcas de patrocinadores.

Essa postura da Globo a ajuda para ganhar os direitos da Libertadores. Seria uma vantagem competitiva para o SBT se apenas a emissora aceitasse exibir os patrocinadores.

A Conmebol e a FC Diez também negociam renovações com patrocinadores. Com suas marcas exibidas durante os jogos, os contratos são valorizados e podem atingir montantes maiores.

Na Sul-Americana, Globo e SBT têm disputa igual à da Libertadores. Há ainda algumas propostas para TVs ou streaming pagos, cujos nomes não foi possível descobrir. Mas essa faixa de canais fechados tem sido mais disputada do que a Aberta.

Há ofertas inclusive para que os jogos da Sul-Americana fossem só em Tvs fechadas. Mas a tendência é que a Conmebol e a FC Diez optem por um modelo que inclua a TV Aberta por uma maior exibição e distribuição do conteúdo.

Os resultados das concorrências das duas competições continentais devem sair até o final da semana.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.