ColunasWagner Santos

Gestão financeira para pequenas empresas!

A gestão financeira para pequenas empresas, de fato, não pode ser considerada a tarefa mais fácil. No entanto, ela é essencial para o crescimento de um negócio.

Independente do porte, pode-se dizer que nenhum empreendimento é realmente capaz de sobreviver sem que haja um devido controle de suas finanças.

Aliás, é somente a partir de uma boa gestão financeira que a empresa conseguirá traçar metas, manter um bom fluxo de caixa e embasar suas decisões administrativas.

Afinal, embora o fluxo de caixa constante seja um importante indicativo para avaliar o sucesso de uma empresa, nem sempre é válido se guiar apenas por este caminho.

Isso porque, mesmo os pequenos empresários lidam cotidianamente com um grande fluxo de dinheiro, bem mais do que a renda média das famílias brasileiras.

Além disso, também é importante ter consciência se o dinheiro que está entrando, está saindo ou ficando. Isso pois, somente após uma boa avaliação dos cofres empresariais será possível ter uma análise completa sobre o desempenho financeiro da empresa.

Pensando em tudo isso, reunimos neste artigo algumas informações para te ajudar a entender o que é e como fazer a gestão financeira para pequenas empresas.

Acompanhe!

Afinal, o que é gestão financeira de uma empresa?

A gestão financeira empresarial é todo o controle, planejamento de finanças, administração e acompanhamento de um negócio, possuindo como objetivo principal maximizar os resultados de uma empresa. Isto é, expandir o seu capital financeiro.

Para se alcançar os benefícios dessa gestão, entretanto, é preciso adotar uma série de processos, ferramentas, métodos e padronização até que se obtenha melhores resultados em relação ao setor financeiro do empreendimento.

Porém, é importante saber que não há uma definição exata, nem mesmo quais as melhores estratégias ou processos a serem aplicados.

Cada negócio possui necessidades e demandas empresariais diferentes, portanto, mesmo para empresas de portes e segmentos semelhantes, os métodos adotados serão inteiramente distintos.

Isso acontece devido a maleabilidade com que o setor empresarial se apresenta, podendo, inclusive, influenciar os padrões aplicados em áreas voltadas para o Marketing e vendas.

É justamente por este motivo que a gestão financeira se torna um elemento-chave, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento das empresas e as atividades que lhe são atribuídas.

Objetivo da gestão financeira em uma organização

Basicamente, podemos dizer que o principal objetivo de uma gestão financeira é garantir que as decisões do empreendimento sejam tomadas de acordo com a situação atual do negócio

Além disso, ela também proporciona uma visão mais estratégica para embasar decisões de investimento, para reter determinados recursos devido a um período desvantajoso, obter reconhecimento sobre as dificuldades, além de uma visão detalhada sobre os pontos fracos e fortes

Fora isso, este é um dos pontos mais importantes para a sustentabilidade e crescimento de um negócio.

Afinal, embora sua empresa tenha um fluxo constante de vendas e uma audiência consolidada, nada disso se tornará possível sem que haja um adequado gerenciamento das finanças.

Aliás, você sabia que é possível ter clientes e não haver lucros? Isso acontece em muitos casos, mas o cenário mais conhecido são os famosos “descontaços” oferecidos pelas marcas aos seus clientes.

Quando isso ocorre, muitos gestores nem se dão conta dos prejuízos que estão comprometendo a saúde financeira do negócio, levando na maioria das vezes a uma única saída: o encerramento de suas atividades.

Certo, mas como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa?

Para dar início ao gerenciamento das contas de sua empresa, é preciso considerar alguns dados primordiais que o auxiliará a manter o mínimo de gestão financeira do seu negócio. São eles, o fluxo de caixa e o balanço mensal do faturamento.

A partir dessas informações, você, pequeno empresário, será capaz de ter uma visão mais assertiva sobre o andamento do seu negócio, além de ter dados concretos que o auxiliará na tomada de decisões.

Ainda que os dados referentes ao fluxo de caixa sejam descartados por muitos gestores e até taxados como simples, ele se torna fundamental para termos consciência de todos os valores que entram e saem em um determinado período, muitas vezes baseando-se em uma análise mensal.

Além disso, esse levantamento também ajuda a manter uma visão mais transparente sobre as contas empresariais e de pessoa física, evitando que confusões típicas tornam-se corriqueiras, como entradas de capital sem motivos aparente ou retiradas indevidas.

Quanto ao balanço mensal de faturamento, ele nada mais é que um documento que faz parte da contabilidade do empreendimento. Assim, gestores conseguem monitorar onde foram investidos seus recursos, além de quais foram os resultados obtidos.

Para uma empresa, tal análise é fundamental, uma vez que auxilia os empresários a identificarem potenciais economias, além da necessidade de manterem reservas emergenciais para momentos de imprevisibilidade.

Por fim, a gestão financeira também auxiliará os gestores a lidar melhor com a gestão do CNPJ, também essencial para o sucesso de um negócio.

Conclusão

Em tempos de crise, é fundamental ter um controle de todos os recursos que entram e saem da empresa.

Por isso, uma gestão financeira aplicada desde o começo, não só é eficiente para manter a previsibilidade do caixa, como também para prevenir possíveis contratempos, auxiliando gestores a aplicar medidas necessárias com mais antecedência.

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre como e quando aplicar a gestão financeira em sua empresa, conte com o apoio da Tag Contabilidade.

Somos uma empresa de assessoria, atuando há mais de 17 anos no mercado, oferecendo soluções inovadoras na área contábil.

Não perca mais tempo! Acesse nossa área de assessoria especializada e dê mais um passo rumo ao crescimento do seu negócio!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo