Destaques, Mundo

França tem greve geral contra reforma da previdência

Foto: Force Ouvrière

(ANSA) – A França enfrenta uma greve geral nesta quinta-feira (5) contra o projeto de reforma da Previdência defendido pelo governo do presidente Emmanuel Macron.

A paralisação atinge os serviços de transporte, como trens e aeroportos, além de escolas, hospitais, coleta de lixo e até a Torre Eiffel, símbolo da capital, Paris. Ao todo, estavam agendadas 250 manifestações pelo país.

Os atos contam com o apoio de partidos da oposição e do movimento dos “coletes amarelos”. De acordo com o Palácio do Eliseu, Macron está “calmo e determinado a conduzir a reforma, ouvindo as demandas e fazendo consultas”. O governo também informou que o primeiro-ministro Édouard Philippe se “expressará na metade da semana que vem sobre a arquitetura geral da reforma”, dando mais detalhes sobre o projeto.

A proposta pretende instituir um sistema previdenciário único de pontos para substituir os 42 regimes atuais (regime geral, de funcionários públicos, privados, autônomos e complementares). O governo, que não fala em alterar a idade mínima para aposentadoria, promete um sistema mais justo e equilibrado, eliminando privilégios concedidos a apenas algumas categorias.

No novo sistema, todos os trabalhadores teriam os mesmos direitos no momento de receber a aposentadoria. A oposição, por sua vez, alega que há risco para “precarização” dos aposentados.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.