Fortes chuvas são consideradas “normais” para o período, afirma Emparn

março 13, 2019 1 Por Rafael Nicácio
Fortes chuvas são consideradas “normais” para o período, afirma Emparn

As fortes instabilidades causadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que estão atuando sobre a Faixa Leste e Costa Branca do Rio Grande do Norte, tem causado chuvas intensas com distúrbios atmosféricos (descargas elétricas e trovoadas). Essa condição de instabilidade, normal para o período, está atuando com muita intensidade e trazendo fortes chuvas para o interior e litoral potiguar.

“Nestes últimos dias, as chuvas estão mais intensas devido a temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico – próximo do litoral nordestino, estar acima do normal, chegando a ultrapassar os 29ºC, mantendo assim a umidade relativa do ar sobre a região sempre alta, o que colabora para a formação de chuvas com intensidade moderada a forte”, diz o relatório da
Emparn. “Essa condição deverá se manter durante os próximos dias. Não que vá chover de forma intensa e continua, mas porque estamos na estação das chuvas”, afirma a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte.

A previsão para o restante da semana será predominantemente de céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do Estado. Lembrando que no Litoral Leste as chuvas poderão acontecer a qualquer hora do dia com maior ocorrência durante o período noturno e início da manhã.

Já no interior, devido ao fato das chuvas serem do tipo convectivas e necessitarem de calor, deverão ocorre mais no período da tarde e início da noite. “Lembramos que pela influência do relevo acentuado (vale, chapadas e montanhas), deverão ocorrer formação de nuvens tipo Cumulus Nimbus, nuvens de forte desenvolvimento vertical que podem causar distúrbios atmosféricos como descargas elétricas, trovoadas, ventos forte e queda de granizo, principalmente nesta época do ano em que estamos próximos à mudança de estação”.