Mundo

‘Foi uma honra’, diz Trump após encontro com Obama

Foto: Reprodução / BBC News

(ANSA) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido nesta quinta-feira (10) pelo atual ocupante da Casa Branca, Barack Obama, para a primeira reunião de transição entre eles.

O encontro ocorreu após as duras críticas feitas por um e outro durante a campanha eleitoral, quando o democrata afirmou que o republicano colocaria o mundo “em risco” caso fosse eleito. Além disso, Trump já insinuou que Obama não nasceu nos Estados Unidos, por isso não teria direito de ser presidente.

A reunião no Salão Oval da Casa Branca durou quase 1h30, e os dois conversaram sobre “assuntos organizacionais, política externa e política doméstica”, segundo as palavras do presidente. “Minha prioridade número um nos próximos dois meses é garantir uma transição que facilite para o presidente eleito”, disse Obama.

Já Trump, em um tom institucional que não se vira até sua vitória, afirmou que foi uma “grande honra” ser recebido na Casa Branca. “Não vejo a hora de continuar a colaborar com Obama no futuro”, declarou.

Os dois fizeram breves pronunciamentos à imprensa após o encontro, mas não responderam a perguntas dos jornalistas. O processo de passagem de bastão entre o velho e o novo governo deve durar pouco mais de um mês, processo durante o qual o republicano formará seu gabinete e escolherá quem colocar nos postos-chave da administração.

Entre os cotados estão o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani (secretário de Justiça), o governador de Nova Jersey, Chris Christie (secretário de Interior), e o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich (secretário de Estado). Todos são aliados fiéis de Trump e representantes das alas mais conservadoras do Partido Republicano.

O processo será concluído com a posse do novo Congresso e a votação do colégio eleitoral, em 6 de janeiro, que formalizará a escolha do magnata. Já a posse de Trump está marcada para o dia 20 do mesmo mês, encerrando os oito anos de Obama na Casa Branca.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.