Esporte

FNF define detalhes para o Campeonato Potiguar 2016

bola-na-rede

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, se reuniu na tarde desta quinta-feira (15), na sede da entidade, com representantes dos clubes e realizou o Conselho Técnico do Estadual 2016. Uma das novidades apresentadas na reunião fica por conta do horário dos jogos, onde, algumas partidas serão realizadas às 9h30, em virtude da adequação à grade de programação da emissora que transmite a competição.

Participaram da reunião os representantes de ABC, Alecrim, América-RN, ASSU, Baraúnas, Corintians de Caicó, Globo FC, Santa Cruz-RN, Palmeira de Goianinha e Potiguar de Mossoró. A previsão é de que a competição comece no dia 24 de janeiro de 2016.

Para José Vanildo, a maior preocupação (para clubes semi-amadores) ficou por conta das exigências constantes na Lei de Responsabilidade do Futebol.

”A nova legislação impôs de forma forte a necessidade dos clubes e das federações adotarem providências urgentes e necessárias, como as certidões, manutenções de obrigações trabalhistas, mandatos e manutenção dos conselhos fiscais. São medidas fortíssimas que trarão dificuldades em nível de Brasil e aqui no Rio Grande do Norte não vai fugir a regra. A legislação já está em vigência e os clubes tem que individualmente, a partir de agora, buscar as suas certidões e suas individualidades. A federação vai convocar uma Assembléia para adequar o Estatuto e apresentar as certidões necessárias”.

Durante apresentação, o presidente da FNF revelou que o Campeonato terá duas fases, com dois grupos contendo cinco clubes. Na primeira fase, os times jogarão em cada grupo e os dois melhores colocados farão as semifinais, tendo a final em jogo único. Na segunda fase, os grupos jogarão entre si e os dois melhores times do grupo A e do grupo B avançam às semifinais, com a realização de uma única partida para a final. Em caso de um mesmo clube vencer as duas fases, será declarado campeão. Caso contrário, com a disputa entre dois times, a decisão será feita em duas partidas. Quanto ao rebaixamento, os dois piores colocados ( um de cada grupo) serão rebaixados para a segunda divisão, em 2017.

Valorizar as categorias de base

Outra novidade para a edição 2016 do Campeonato Potiguar será a presença obrigatória de cinco atletas profissionais com idade até 22 anos e que estejam relacionados para os jogos. A determinação dividiu opiniões e foi decidida por meio de votação. Para José Vanildo, a presença de jovens atletas pode diminuir as folhas salariais dos clubes, principalmente do interior do estado, que enfrentam dificuldades financeiras nos últimos anos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.