Após muita expectativa, o novo SUV de entrada da marca alemã para o mercado brasileiro será o Volkswagen Tera. Posicionado abaixo do Nivus e T-Cross, o modelo chegará para disputar espaço com concorrentes como o Fiat Pulse, o Renault Kardian e um futuro SUV da Chevrolet, baseado na plataforma do Onix.
A produção pré-série do Tera já está em andamento na fábrica de Taubaté (SP), e o lançamento está previsto para o início de 2025. Em termos de design, a frente do Tera seguirá o estilo de outros veículos recentemente lançados pela Volkswagen na Europa e América do Norte.
Os faróis e a grade dianteira serão semelhantes aos do Nivus, mas o Tera terá um para-choque exclusivo, com detalhes escurecidos para destacar o contraste com a cor da carroceria. Na traseira, o para-choque contará com apliques prateados, enquanto as lanternas serão ligadas por um elemento preto horizontal, criando uma identidade visual única.
O Volkswagen Tera virá com o motor 170 TSI, capaz de gerar até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. O modelo oferecerá a opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Esse motor é o mesmo usado no Polo e nas versões básicas do Virtus, sendo uma escolha que o diferencia dos SUVs mais caros da marca, como o T-Cross e o Nivus. Esses modelos utilizam o motor 200 TSI, que entrega 128 cv e 20,4 kgfm de torque, e sempre vem acompanhado do câmbio automático de seis marchas.
O Volkswagen Tera possui aproximadamente 4,13 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,55 metro de altura e um entre-eixos de 2,57 metros. No catálogo da marca, o SUV deve ter preços que variam entre R$ 110 mil e R$ 140 mil, ficando em uma faixa similar à do Fiat Pulse, que atualmente custa entre R$ 107.990 e R$ 138.990.
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