O Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido no mercado brasileiro, com 52.178 unidades vendidas em 2024 até o dia 24 de setembro, segundo dados da Fenabrave. Esse número supera o do segundo colocado, o Hyundai Creta, que teve 47.654 vendas.
Recentemente, o T-Cross passou por uma atualização significativa no final de maio, apresentando um design totalmente novo, semelhante ao modelo europeu. Ele está disponível em três versões de acabamento, com preços que variam de R$ 145.990,00 a R$ 179.990,00.
Em um teste de segurança realizado pelo Latin NCAP nesta quarta-feira (25), o Volkswagen T-Cross obteve nota máxima de 5 estrelas. Nos testes de impacto frontal, o SUV alcançou 92% de proteção para ocupantes adultos e 90% para crianças.
No teste de impacto lateral, a proteção foi considerada boa para a cabeça, abdômen, tórax e pélvis, enquanto o tórax teve proteção marginal em impactos laterais contra postes. Vale lembrar que, em 2019, o T-Cross já havia recebido a mesma classificação de 5 estrelas, mesmo sob critérios de avaliação menos rigorosos.
O Volkswagen T-Cross está equipado com diversos itens de segurança, incluindo seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos da frente e dois de cortina). Ele também conta com controle de velocidade e distância adaptativa, além de frenagem autônoma de emergência.
Para aumentar a segurança dos ocupantes, há um alerta sonoro e visual que indica a falta de uso dos cintos de segurança dianteiros, que possuem ajuste de altura e pré-tensionadores. Os cintos traseiros são automáticos de três pontos, incluindo o do meio.
Além disso, o T-Cross oferece sistema de fixação para assentos infantis com ISOFIX e Top Tether, sensores de estacionamento na frente e atrás, frenagem automática pós-colisão, alarme antifurto com controle remoto e monitoramento interno, e um sistema que detecta a fadiga do motorista, entre outras funcionalidades.
O Volkswagen T-Cross alcançou uma pontuação de 85% em sistemas de assistência à segurança, graças a diversos recursos essenciais considerados nos testes de segurança do Latin NCAP, que seguem os protocolos atuais.
Confira outras notícias sobre o Volkswagen T-Cross 2025, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.