Apesar de se manter como o segundo veículo mais vendido no mercado nacional e liderar o segmento de automóveis, excluindo os comerciais leves, o desempenho do Volkswagen Polo neste mês não está à altura do registrado em abril.
Conforme dados da Fenabrave até o dia 20 de maio, o hatch da marca alemã teve 5.945 unidades emplacadas, marcando uma queda de 19,1% em comparação ao mês anterior. Este hatch da marca alemã lidera no acumulado de 2024, com 45.642 unidades emplacadas, superando a Fiat Strada, que está em segundo lugar com 45.074 unidades vendidas.
Após a Fiat Strada dominar os meses de janeiro e fevereiro, o Volkswagen Polo assumiu a liderança em março, com 11.943 unidades vendidas, representando um crescimento significativo de 48,1% em relação a fevereiro, quando registrou 8.063 unidades emplacadas.
Em abril, o Volkswagen Polo manteve sua posição de liderança, com 12.434 unidades vendidas, alcançando sua melhor média mensal do ano. Isso representa um crescimento de 4,1% em relação a março. Enquanto isso, a Strada ficou em segundo lugar, com 11.497 unidades comercializadas.
Principais tópicos
Entre as marcas, a Fiat está na liderança de mercado com 21,4% de participação (22.284), seguida pela Volkswagen, com 16,1% (16.731). A Chevrolet está em terceiro, com 12,9% de vendas (13.446), enquanto a Hyundai, com 10,2% (10.554), está em quarto. Fechando o top 5, a Toyota está com 8,5% (8.823). O mercado brasileiro registra a venda de 103.918 unidades até o dia 20 de maio.
O Volkswagen Polo oferece uma gama diversificada de motorizações. Começando pelas versões de entrada, estas são impulsionadas pelo motor 1.0 MPI, fornecendo uma potência máxima de 84 cv (etanol) e 77 cv (gasolina), com um torque máximo de 10,3 kgfm (etanol) a 3000 rpm e 9,6 kgfm (gasolina) a 4000 rpm.
Passando para as versões intermediárias, estas vêm equipadas com o motor 1.0 TSI, oferecendo uma potência máxima de 116 cv (etanol) e 109 cv (gasolina), acompanhada por um torque máximo de 16,8 kgfm, disponível tanto para etanol quanto para gasolina.
Por fim, as versões topo de linha do Polo ostentam o robusto motor 1.4 TSI, proporcionando uma potência máxima de 150 cv a 5.000 rpm e um torque máximo de 25,5 kgf.m a 1.500 rpm.
Principais itens de série do Volkswagen Polo
Abaixo, listamos os principais itens de série de conveniência, tecnologia e segurança do Volkswagen Polo. Confira a lista abaixo:
- HHC (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
- Ar-condicionado digital Climatronic Touch com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
- Chave “canivete” com controle remoto
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Câmera traseira
- Descanso de braço dianteiro com porta-objetos e saídas de ar traseiras
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito
- Faróis com função coming & leaving home
- Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
- Iluminação no porta-luvas e porta-malas
- Luzes de leitura dianteira e traseira
- Painel de instrumentos digital de 10,25″ (Active Info Display)
- Para-sóis com espelhos iluminados
- Piloto automático – controle automático de velocidade
- Rodas de liga leve de 16″ com pneus 195/55 R16
- Sistema Kessy – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Sistema Start-Stop
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
- Volante multifuncional revestido em couro com shift paddles
- ESS – Alerta de frenagem de emergência
- Airbags dianteiros com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura (motorista) e pré-tensionador
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX / Top tether
- Freios “ABS” com “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Sistema de alarme com comando remoto (keyless)
- Sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake”
- Sistemas de controle da perda de pressão dos pneus
- Alto-Falantes (6)
- Carregamento de celular por indução
- Sistema multimidia “VW Play” tela de 10,1″ touchscreen e App-Connect
- Tomadas USB tipo C
Confira outras notícias sobre o Volkswagen Polo, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.