A Uber e a BYD revelaram uma parceria estratégica que visa incorporar 100 mil novos veículos elétricos BYD à plataforma Uber em mercados globais importantes. A colaboração, anunciada ao Fipe Carros, começará pela América Latina e Europa, com planos de expansão para o Oriente Médio, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Objetivo é facilitar o acesso dos motoristas parceiros da Uber aos melhores preços e financiamentos para veículos BYD.
As duas empresas são líderes em suas categorias: a Uber possui a maior frota de elétricos em plataformas de transporte globalmente, enquanto a BYD é um nome de destaque na produção desses veículos. A parceria busca reduzir o custo total de aquisição de veículos elétricos (EVs) para os motoristas da Uber, acelerando a adoção desses carros na plataforma e promovendo viagens mais ecológicas a milhões de passageiros.
Embora os motoristas da Uber estejam adotando carros elétricos cinco vezes mais rápido do que outros proprietários de veículos, pesquisas indicam que o preço elevado e a falta de financiamento ainda são obstáculos significativos. Os veículos da BYD, além de atualmente serem mais acessíveis, apresentam menores custos de manutenção e reparo, com uma ampla gama de modelos, desempenho superior de bateria e alta qualidade de fabricação, sendo ideais para o transporte por aplicativo. Tudo isso em relação aos concorrentes.
Para apoiar os motoristas na aquisição de EVs, a parceria incluirá opções de descontos para carregamento, manutenção e seguro, bem como financiamento e leasing, conforme as necessidades específicas de cada país. A colaboração também prevê a implementação de veículos autônomos da BYD na plataforma da Uber, aproveitando a posição da Uber como a maior empresa de tecnologia em mobilidade e entrega do mundo para levar essa inovação a um público global.
Chuanfu Wang, presidente e CEO da BYD, destacou: “A Uber e a BYD compartilham o compromisso de inovar por um mundo mais limpo e verde, e estou empolgado em trabalhar junto da Uber para alcançar esse futuro“.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, afirmou: “Este é o maior acordo global desse tipo até hoje, e estamos entusiasmados com os benefícios que a parceria trará para os motoristas parceiros, usuários e cidades. Quando um parceiro da Uber adquire um carro elétrico, ele pode reduzir emissões até quatro vezes mais do que um condutor normal, pois passa mais tempo na rua. Muitos usuários têm sua primeira experiência em um elétrico em uma viagem de Uber, e estamos animados por demonstrar os benefícios dos EVs para mais pessoas ao redor do mundo“.
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, também comentou: “Estamos felizes em unir forças com a Uber para acelerar a transição para veículos elétricos e tornar o transporte verde mais acessível. Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e esperamos ver nossos EVs de última geração se tornarem comuns nas ruas de todo o mundo“.