A Toyota Hilux GR-Sport 2024 foi lançada recentemente na argentina e com data prevista para chegar ao Brasil, com preço sugerido em R$ 367.390, um reajuste de R$ 15.100 em relação à linha 2023. Além disso, a picape é produzida na terra dos atuais campeões da Copa do Mundo, os “hermanos”, e sem dúvidas, uma das melhores versões já lançada da marca em terras sul-americanas.
Em contraste com as primeiras configurações da GR-Sport, que tinha o foco mais em mudanças estéticas, dessa vez, a marca japonesa deu ênfase a fazer alterações na estrutura do utilitário líder de vendas no seu segmento no Brasil. Foram feitas alterações para melhorar a dirigibilidade, como, por exemplo, nova suspensão com geometria alterada, freios, bitolas dianteiras e traseiras foram alargadas, ganhou amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, além de molas exclusivas.
Em relação à mecânica, a versão GR-Sport continua utilizando o propulsor 2.8 turbodiesel turbo, capaz de produzir 224 cv de potência e 55 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4. Lembrando que essa motorização foi anunciada para a linha 2024 da Hilux, com isso, a configuração que outrora, se diferenciava nesse quesito, agora só diverge em mudanças visuais e na dinâmica da picape.
Segundo informações do INMETRO, a linha 2023 da Hilux GRS, tem consumo de 9,5 km/l em zona urbana e em rodovias 10,7 km/l de diesel. A marca japonesa, não divulgou números oficias de desempenho, mais a nossa equipe do site “Fipe carros” apurou que a caminhonete é capaz de fazer de zero a 100 km/h em menos de 9 segundos, sem dúvidas, um desempenho muito melhor.
Por dentro, a picape traz uma central multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com Android Auto e Apple CarPlay e seis alto-falantes JBL e adota piloto automático adaptativo de série. O ponto negativo da Hilux GR-S é seu preço, sendo considerado bem alto comparado, por exemplo, com a Ram Classic, caminhonete bem maior e de segmento bem acima. O ponto forte, como já foi dito anteriormente, é o comportamento dinâmico.
De série a Hilux na Versão GR-S Sport vem com equipamentos como 7 airbags, piloto automático adaptativo, chave presencial com partida por botão, câmeras 360, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bloqueio do diferencial traseiro, assistente de descida de rampa, seletor de modos de condução Eco e Sport, alerta de colisão dianteiro com frenagem automática, controles de tração e estabilidade, alerta de mudança de faixas, sistema multimídia com tela de 9″ com espelhamento e sistema de som JBL.
Confira a ficha técnica da Toyota Hilux GR-Sport 2024 em abril de 2023
Motor | quatro cilindros em linha, 2.8 de geometria variável e intercooler, 16V, turbodiesel |
Potência | 224 cv a 3.000 rpm |
Torque | 55 kgfm a 2.800 rpm |
Transmissão | Automática, 6 marchas, tração 4×4 com reduzida |
Comprimento | 5,32 metros |
Largura | 2,02 m |
Altura | 1,83 m |
Entre-eixos | 3,08 m |
Direção | Elétrica |
Suspensão | Indep., braços duplos (diant.) e eixo rígido (tras.) |
Tipos de Freios | Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.) |
Pneus | 265/65 R17 |
Cap. do Tanque | 80 litros |
Cap. de Carga: | 1.000 kg |
Peso | 2.136 kg |
Multimídia | Tela com 9 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio |