Quem está pensando em comprar um sedã médio híbrido pode estar dividido entre o Toyota Corolla e o BYD King. A escolha pode ser entre a confiabilidade e segurança de um modelo tradicional e a inovação e economia de um carro mais novo. Mudar de um clássico para uma novidade pode ser difícil, mas o BYD King representa uma tendência para o futuro.
A BYD lançou o King com o objetivo de competir diretamente com o Corolla. Mas será que o BYD King tem o potencial para desafiar o domínio de um modelo que lidera o mercado há tanto tempo? Em 2023, o Toyota Corolla vendeu 42.928 unidades, destacando-se claramente no segmento de sedãs médios. O Nissan Sentra, que foi o concorrente mais próximo, vendeu apenas 4.146 unidades, mostrando uma grande diferença.
Segundo a Fenabrave, até o final de julho de 2024, o Toyota Corolla já havia vendido 20.002 unidades, mantendo-se na liderança, mesmo sem atualizações recentes. Por outro lado, o Nissan Sentra, que acabou de chegar ao Brasil e passou por uma renovação que deixou alguns clientes insatisfeitos, vendeu 3.263 unidades até agora.
Quebrar a liderança de mercado é um desafio, mas quando o foco está apenas nas versões híbridas do Toyota Corolla, a tarefa se torna mais simples. No primeiro mês de vendas, o desempenho do BYD King já causou impacto.
Durante julho, conforme dados da Fenabrave, o Toyota Corolla vendeu 3.500 unidades, considerando todas as suas versões. No entanto, o sedã chinês foi lançado no Brasil para competir diretamente com as versões híbridas do Corolla: a Altis e a Altis Premium.
Essas duas versões híbridas juntas somaram 348 unidades vendidas. Em contraste, o BYD King alcançou 593 vendas, sendo 571 da versão GS e 22 da versão GL.
Toyota Corolla ou BYD King: Preços
No que diz respeito aos preços, o BYD King se destaca em comparação com o Toyota Corolla. Inicialmente, é importante notar que há uma grande diferença entre os dois sedãs: as versões do BYD King são híbridas plug-in, permitindo recarga externa, enquanto as duas versões do Corolla não oferecem essa opção.
O BYD King está disponível em duas versões: GL, com preço de R$ 175.800, e GS, custando R$ 187.800. Em contraste, o Corolla Altis Hybrid tem um valor de R$ 187.790, enquanto o Altis Hybrid Premium é oferecido por R$ 198.890.
Dimensões e porta-malas
O BYD King é mais longo do que o Toyota Corolla, com um comprimento de 4,78 metros em comparação aos 4,63 metros do Corolla. No entanto, o Corolla se destaca na capacidade do porta-malas, oferecendo 470 litros, enquanto o BYD King tem 450 litros, uma diferença de apenas 20 litros.
Além disso, o BYD King é mais largo, com 1,84 metros, enquanto o Corolla tem 1,78 metros. A distância entre-eixos do BYD King também é um pouco maior, com 2,72 metros contra 2,70 metros do Corolla. Em termos de altura, o BYD King é mais alto, medindo 1,49 metros, enquanto o Corolla tem 1,45 metros.
Equipamentos, quem entrega mais?
O BYD King oferece muito mais tecnologia embarcada, com uma central multimídia moderna de 12,8″ que gira, mas falta alguns recursos de segurança ativa que estão presentes de série em todas as versões do Corolla. O King tem conexão sem fio para o Android Auto e com fio para o Apple CarPlay. Já o Toyota Corolla vem com uma tela de 9″, menos sofisticada, mas compatível com ambos os sistemas sem necessidade de cabos.
O King vem com um painel de instrumentos digital de 8,8″, carregador de celular por indução em ambas as versões, enquanto no Corolla essa função está disponível apenas na versão Altis Premium. O King também conta com freio de estacionamento eletrônico e teto solar na versão GS.
Os assentos dianteiros do King têm ajustes elétricos, ar-condicionado digital com ventilação para os bancos traseiros, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, atualização remota por OTA, chip 4G para internet no carro, GPS integrado e sistema de som com seis alto-falantes na versão GL e oito na versão GS.
O Toyota Corolla vem equipado com um painel de instrumentos que possui uma tela multifuncional de 12,3” com alta resolução. Ele também conta com um teto solar elétrico que previne acidentes com a função antiesmagamento, rodas de 17″ de liga leve com acabamento preto brilhante e vários itens de segurança que detalharemos em breve.
Motorização e desempenho
O BYD King 2025 está disponível em duas versões com diferentes opções de motorização. A versão básica conta com dois motores: um a gasolina de 1,5 litros, que oferece 110 cv e 13,8 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico. Juntos, esses motores geram uma potência total de 209 cv, e o sedan pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, segundo a BYD.
A versão GL, que é a entrada, possui uma bateria Blade de 8,3 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 55 km e uma autonomia combinada de até 1.100 km com uma recarga completa de 3,3 kWh em corrente alternada. Já a versão topo de linha GS tem um conjunto de motores que oferece 235 cv, similar ao do Song Plus, e permite que o sedan vá de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, conforme a BYD. Esta versão conta com uma bateria Blade de 18,3 kWh, oferecendo uma autonomia elétrica de 105 km e uma autonomia combinada de até 1.200 km, com uma recarga máxima de 6,6 kWh em corrente alternada.
Por outro lado, o Toyota Corolla híbrido vem com o Motor MG1 e MG2, com uma cilindrada de 1.798 cm³ e 4 cilindros em linha com 16 válvulas. É importante notar que o Corolla não é um híbrido plug-in, ao contrário do modelo da BYD. A potência máxima é de 101 cv com etanol ou 98 cv com gasolina a 5.200 rpm na combustão, enquanto no modo elétrico, atinge 72 cv. O torque máximo é de 14,5 kgf.m a 3.600 rpm na combustão e 16,6 kgf.m no modo elétrico, com transmissão automática Hybrid Transaxle.
O Toyota Corolla híbrido consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos e tem uma velocidade máxima de 170 km/h. Seu desempenho é comparável a modelos de entrada no mercado brasileiro, como o Fiat Mobi e o Renault Kwid.
Conclusão
Escolher entre o Toyota Corolla e o BYD King não é uma decisão fácil, mas vou ser direto. Se o custo for um fator importante na hora da compra, mesmo que o Corolla seja mais caro, eu optaria por ele. A razão é a confiança que o modelo transmite, pois tem uma reputação consolidada de ser um carro confiável e durável, mesmo que ofereça menos tecnologia e tenha um design um pouco mais antigo.
No entanto, se o orçamento não for um problema e você não se importar com a desvalorização futura ou com a durabilidade da mecânica a longo prazo, então a escolha pode ser diferente. Para quem busca um sedan com melhor desempenho o King é o ideal.
A BYD tem uma boa reputação internacional e está começando a ganhar espaço no Brasil, mas o Corolla e a Toyota têm uma longa história e uma reputação sólida no mercado brasileiro. E você, qual escolheria?
Confira outras notícias sobre o Toyota Corolla ou BYD King, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.