Com as informações coletadas até 15 de setembro, já podemos ter uma ideia de como estão as vendas dos sedãs médios híbridos no Brasil. Após um começo promissor, o BYD King está enfrentando uma queda nas vendas e já perdeu espaço em relação ao Toyota Corolla, considerando apenas as versões híbridas.
Segundo dados da consultoria Marcelo Cavalcante, o Toyota Corolla Hybrid, disponível em duas versões (Altis e Altis Premium), vendeu 160 unidades. Em contrapartida, o BYD King, que ocupa o segundo lugar, registrou apenas 103 unidades comercializadas, ficando 57 unidades atrás. O modelo chinês está percebendo o desafio de competir com o renomado rival japonês no mercado brasileiro.
Em julho, o BYD King fez sua estreia completa no mercado e já mostrou que veio para impressionar. Segundo a Fenabrave, o Toyota Corolla teve 348 vendas nas versões híbridas, Altis e Altis Premium. Em contrapartida, o BYD King vendeu 593 unidades, sendo 571 da versão GS e 22 da versão GL.
No mês seguinte, agosto, embora as vendas tenham diminuído, o BYD King ainda alcançou 384 unidades vendidas, superando o Toyota Corolla híbrido, que ficou com 331 unidades.
De acordo com informações da consultoria Marcelo Cavalcante, as vendas de veículos híbridos caíram 11,36% em comparação ao mês anterior, totalizando 2.044 unidades vendidas, o que indica uma grande flutuação nas vendas. Por outro lado, os segmentos de automóveis e comerciais leves como todo registrado um crescimento de 2,59% nesse mesmo período.
O BYD King 2025 foi lançado no mercado nacional para competir diretamente com o Toyota Corolla, que oferece duas opções híbridas: Altis Hybrid por R$ 187.790 e Altis Hybrid Premium por R$ 198.890.
O sedan da marca chinesa também está disponível em duas variantes de acabamento. Abaixo, apresentamos os preços e versões disponíveis:
- GL – R$ 175.800
- GS – R$ 181.800
O BYD King 2025 oferece duas versões com motorizações diferentes. A versão básica conta com um motor a gasolina de 1,5 litros, que gera 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, além de um motor elétrico. Juntos, esses motores somam 209 cv e, segundo a BYD, o sedã pode ir de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
A versão GL de entrada possui uma bateria do tipo Blade de 8,3 kWh, que proporciona uma autonomia elétrica de 55 km. Com uma carga máxima de 3,3 kWh em corrente alternada, a autonomia total pode chegar a até 1.100 km. Na versão mais avançada, GS, o conjunto de motores entrega 235 cv, semelhante ao do Song Plus, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
Essa versão também vem com uma bateria do tipo Blade, mas de 18,3 kWh, garantindo uma autonomia elétrica de 105 km e uma autonomia combinada que pode atingir até 1.200 km. A recarga máxima em corrente alternada é de 6,6 kWh.
Por sua vez, as versões híbridas do Toyota Corolla são equipadas com os motores MG1 e MG2, que possuem uma cilindrada de 1.798 cm³, com 4 cilindros e 16 válvulas. É importante destacar que o Corolla não é um modelo híbrido plug-in, como o BYD.
A potência máxima é de 101 cv (etanol) ou 98 cv (gasolina) a 5.200 rpm no modo de combustão, enquanto no modo elétrico chega a 72 cv. O torque máximo é de 14,5 kgf.ma 3.600 rpm na combustão e 16,6 kgf.m no modo elétrico. A transmissão é automática, do tipo Hybrid Transaxle.
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