O Toyota Corolla Cross GR-S 2024 foi lançado recentemente sem grandes alterações no estilo, equipamentos e design, que continuam iguais à linha anterior. A versão traz como triunfo o visual esportivo do modelo, mas a mecânica continua igual a outras configurações da marca. Além disso, o SUV oferece uma boa experiência de condução com mais dinamismo a bordo, além de conforto, segurança e muita tecnologia embarcada.
Debaixo do capô, o SUV “esportivado” utiliza o motor 2.0 16V DOHC Flex, capaz de produzir 177 cv de potência abastecido com etanol e 169 cv movido a gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis. Esse conjunto é capaz de atingir uma velocidade máxima de 195 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.
Lembrando que o modelo esportivo GR-S possui os mesmos equipamentos polêmicos das outras versões, como o freio de estacionamento próximo ao pé esquerdo, o que é uma falha grave para um carro desse porte por não ter um sistema de freio eletrônico. Outro ponto que gera reclamações de muitos proprietários é o espaço interno. Apesar de ser um SUV com um entre-eixos de 2,64 m, o veículo passa a sensação de não ter tanto espaço interno quando comparado com seus rivais de mercado, como o Jeep Compass e Volkswagen Taos. Fora isso, o Corolla Cross é bastante confortável, com ótima ergonomia e boa capacidade no porta-malas.
A versão GR-Sport tem algumas diferenças das outras configurações do modelo, como o novo para-choque dianteiro, que é o mesmo usado no modelo asiático. O carro também conta com rodas de 18 polegadas exclusivas e muitos detalhes em preto brilhante na carroceria, ou seja, um estilo mais agressivo para se diferenciar das demais versões. O interior também é atualizado com bancos esportivos, volante revestido em couro e detalhes de acabamento exclusivos.
De série, o Toyota Corolla Cross na versão GR-Sport traz sistema multimídia com tela HD sensível ao toque de 9 polegadas, integrado com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conectividade através dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto, computador de bordo com tela TFT de 7 polegadas, lateral de neblina em LED, direção elétrica, 3 USB (2 traseiros), saída de ar no banco traseiro, trio elétrico com rebatimento dos retrovisores de forma automática, sete airbags, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros integrados com alerta de trânsito traseiro e câmera de ré com projeção na central multimídia, assistente de partida em rampa, pacote Toyota Safety Sense (com piloto automático adaptativo, farol alto automático,alerta de duração em faixa e alerta pré-colisão com detector de pedestres e ciclistas) e ar-condicionado automático, entre outros.
Confira a ficha técnica do Toyota Corolla Cross GR-S 2024 em maio de 2023
Propulsor | 2.0 16V DOHC Flex |
Potência | 177 cv (Etanol) e 169 cv (Gasolina) a 6.600 rpm |
Torque | 21,4 kgfm a 4.400 rpm, em ambos os combustíveis |
Transmissão | Direct Shift de dez velocidades |
Comprimento | 4.455 mm |
Largura | 1.825 mm |
Altura | 1.620 mm |
Entre-eixos | 2.640 mm |
Altura do solo | 161 mm em relação ao solo |
Direção | Elétrica progressiva |
Suspensão | Parte dianteira: Independente, McPherson – Parte traseira: eixo de torção |
Tipos de Freios | Discos ventilados com ABS, EBD e BAS na parte dianteira e Discos sólidos com ABS, EBD e BAS na parte traseira |
Pneus e Rodas | Rodas de liga leve de 18″ – 225/50 R18 |
Cap. do Tanque | 47 litros |
Porta-Malas | 440 litros |
Carga útil | Passageiros mais bagagem, 600 quilos |
Total de Ocupantes | 5 lugares |
Peso | 1.420 kg |
Multimídia | Sistema multimídia com tela HD sensível ao toque de 9 polegadas, integrado com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conectividade através dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto |
Consumo | Ciclo urbano: 8,2 km/l (Etanol) e 11,7 km/l (Gasolina) – Ciclo rodoviário: 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina). |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,8 segundos |
Velocidade Máxima | 195 km/h |
Preço | R$ 192.990 |