O Toyota Corolla 2024 foi recentemente lançado no mercado nacional. Surpreendentemente, não apresenta muitas alterações visuais, na motorização ou nas opções de versões. O sedã mantém-se disponível em seis configurações de acabamento, com preços que variam de R$ 148.990 a R$ 198.890. Em relação às mudanças, as mais notáveis são a grade frontal, que agora exibe um design em preto brilhante formado por losangos, e as novas rodas de 17 polegadas.
Internamente, observamos algumas mudanças significativas. Primeiramente, destaca-se o acréscimo de um painel de instrumentos totalmente digital em TFT colorido de 12,3 polegadas. Além disso, há a introdução da nova multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Adicionalmente, é importante mencionar que a versão GR-S passa a contar com teto solar como item de série a partir de agora.
Preço e versões do Toyota Corolla 2024
GLI 2.0 flex – R$ 148.990
XEI 2.0 flex – R$ 158.590
GR-S 2.0 flex – R$ 181.590
Altis 2.0 flex – R$ 182.990
Altis Hybrid 1.8 Flex – R$ 187.790
Altis Hybrid Premium 1.8 flex – R$ 198.890
Dimensões do Toyota Corolla 2024
As medidas do Corolla são as seguintes: possui 4,63 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. Além disso, o porta-malas tem capacidade para acomodar até 470 litros. Já o peso declarado do carro é de 1.375 kg.
Interior do Toyota Corolla 2024
O Toyota Corolla, por dentro, apresenta uma série de equipamentos modernos. Ele conta com ar-condicionado digital que possui saídas para a segunda fileira de bancos. Além disso, para maior comodidade dos passageiros traseiros, há duas portas USB-C. A direção é elétrica e a coluna de direção oferece ajustes de altura e profundidade.
O carro dispõe de um novo painel em TFT equipado com um computador de bordo digital. O conforto é evidenciado pelos bancos e volante revestidos em couro. Para a segurança, há sete airbags. A central multimídia de 9″ se destaca pela sua compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
O banco do motorista possui ajuste elétrico e ainda existe a opção de carregamento de celular por indução. No quesito dirigibilidade, o veículo oferece controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, assistente de pré-colisão, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Motorização e consumo do Toyota Corolla 2024
Na linha 2024, o Toyota Corolla manteve-se sem grandes alterações mecânicas. Contudo, ele sofreu recalibrações na motorização, proporcionando uma otimização no consumo de combustível, evidenciada por números expressivos.
Um fator adicional que contribuiu para a eficiência no consumo foi a alteração na composição dos pneus. O modelo agora vem equipado com pneus 215/50 R17, em contraste com o 225/45 R17 do modelo anterior. Essa simples mudança resultou em um aumento de rendimento de 12% para as versões híbridas e 8,4% para as variantes equipadas com o motor 2.0 flex.
Quanto à configuração do motor, o Corolla 2024 é alimentado pelo propulsor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC. Esse motor entrega uma potência de 175 cv, apenas 2 cv a menos que seu antecessor, e um torque máximo de 21,3 kgfm a 4.400 rpm. Além disso, o modelo vem com um câmbio automático CVT Direct Shift de 10 marchas. Como uma iniciativa eco-amigável, a Toyota incorporou um sistema de recirculação dos gases de escape, diminuindo assim as emissões de poluentes.
Segundo o Inmetro, quando a versão 2.0 GLi CVT é abastecida com etanol, apresenta um consumo de 8,6 km/l em ambiente urbano e 10,7 km/l em rodovias. Por outro lado, quando utiliza gasolina, seu consumo é de 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l em estradas.
Em contraste, a configuração híbrida combina um motor 1.8 16V a gasolina, que produz entre 98 e 101 cv de potência a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm, com dois motores elétricos (MG1 e MG2). Estes motores elétricos adicionam 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque ao conjunto.
Baseando-se em informações do Inmetro, a versão Altis Hybrid CVT, quando abastecida com gasolina, consome 15,7 km/l em rodovias e 18,5 km/l em áreas urbanas. Com etanol, o consumo é de 11,1 km/l em rodovias e 12,8 km/l em zonas urbanas.