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Pulse e Fastback terão motor a combustão somente nas versões de entrada

Conforme previsto, o lançamento do Fiat Pulse e do Fastback está programado para novembro. Esses SUVs serão os primeiros veículos do grupo Stellantist no Brasil, a utilizar o sistema híbrido-leve que combina o motor Turbo 200 com um componente elétrico substituindo o alternador e o motor de partida.

Segundo o site Auto industria, que contastou algumas concessionárias, e segundo revendedores a Fiat manterá motor 1.0 a combustão só nas versões de entrada do Pulse e Fastback terão motor a combustão somente nas versões de entrada. Essa informação foi passada pela marca aos vendedores durante o treinamento para para o início de comercialização dos SUVs com os motores híbridos leves.

Fiat Pulse e Fastback são confirmados como primeiros híbridos da marca
Foto: Divulgação/Stellantis

A Stellantis já avisou que o processo de eliminação total de motores exclusivamente a combustão, levará ainda bons anos pela frente, mesmo com os aguardados índices futuros de eficiência energética e emissões.

Inicialmente, o sistema híbrido do Pulse e Fastback será acoplado ao motor 1.0 turbo, oferecendo até 130 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgf.m a 1.700 rpm, junto a uma transmissão automática de 7 marchas. O sistema Bio-Hybrid, nessa configuração, poderá aumentar a potência e o torque do motor. Nessa versão, ele usa uma bateria de íons de lítio de 12 Volts, funcionando em paralelo com o sistema elétrico padrão.

Além disso, a nova linha de motores do Pulse e Fastback também inclui opções flex de alta eficiência e baixas emissões, que podem incorporar tecnologias híbridas. Isso permite uma economia de combustível que varia entre 10% e 20%.

Fiat Fastback 2024
Foto: Divulgação/Grupo Florença – Fiat Marechal Novos

A Fiat também define esse sistema como “híbrido leve”, já que conta com um pequeno gerador elétrico, que atua como alternador, para carregar uma bateria auxiliar com menos de 1 kWh. Este sistema pode ser encontrado em versões de 12, 48 ou até 380 e 400 Volts, recarregável por meio de um sistema de regeneração de energia.

Outro sistema disponível é a plataforma e-DCT de 48 Volts, equipada com dois motores elétricos. Já a terceira solução é a plataforma híbrida plug-in, que opera com um sistema elétrico de 380 Volts, recarregável durante as desacelerações.

Os modelos exclusivamente elétricos serão lançados por último, impulsionados por um motor elétrico de alta tensão e alimentados por uma bateria de 400 Volts, que pode ser recarregada por regeneração de energia ou por um sistema plug-in.

Fiat Pulse Drive T200 2025
Foto: Reprodução/Italia Barra Rio de Janeiro, RJ

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Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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