Nesta quarta-feira, 27/03, a Citroën do Brasil anunciou uma grande novidade para o mercado automotivo: o lançamento do Citroën Basalt 2025, ampliando a família C-Cubed, que já inclui os modelos C3 e C3 Aircross. Este novo SUV compacto, desenvolvido inicialmente na Índia, será produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, com adaptações específicas para o mercado brasileiro.
Com este lançamento, a Citroën busca fortalecer sua presença no segmento de SUVs, que continua crescendo em popularidade no Brasil e no mundo. Aqui no Fipe Carros, traremos todos os detalhes conhecidos até o momento. Confira:
Previsão de preço e posicionamento do Citroën Basalt no Mercado
O Citroën Basalt é descrito como um “C3 Aircross acupezado”, indicando que compartilhará muitas características com o SUV de sete lugares, tanto em termos de peças quanto de tecnologia embarcada. Atualmente, o C3 Aircross tem uma versão promocional de R$ 99.990, com preços variando até R$ 136.590 para a versão topo de linha.
Estima-se que o Basalt terá um preço inicial entre R$ 115 mil e R$ 140 mil, posicionando-se como uma opção para consumidores jovens e menos voltados para o uso familiar.
Concorrência acirrada: Basalt x Fiat Fastback x Volkswagen Nivus x VW T-Cross x Hyundai Creta
O principal concorrente do Basalt será o Fiat Fastback, começando em R$ 117.990. Embora ambos pertençam ao grupo Stellantis, eles competirão diretamente no mercado de SUVs compactos. Além do Fastback, o Basalt deverá enfrentar outros modelos consolidados no segmento, como o Fiat Pulse (hoje, começa em R$ 103.990), Volkswagen Nivus (iniciais R$ 132.390), T-Cross (R$ 119.890) e Hyundai Creta (R$ 128.290), o líder entre os compactos, entre outros modelos dessa faixa de preço.
Especificações técnicas do Citroën Basalt 2025
A Citroën ainda não divulgou detalhes completos sobre a mecânica do Basalt, mas espera-se que adote o motor 1.0 T270 flex, de 130 cv e 20,4 kgf.m de torque, similar ao encontrado em outros veículos do grupo Stellantis. Existe a possibilidade de algumas versões serem equipadas com o motor 1.3 GSE turbo flex, oferecendo até 185 cv e 27,5 kgf.m de torque.
Em termos de dimensões, o Basalt deve medir cerca de 4,30 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e ter um entre-eixos de 2,67 metros, posicionando-se de maneira competitiva em relação aos seus rivais diretos.
Este lançamento marca um momento importante para a Citroën no Brasil, reforçando sua aposta no segmento de SUVs compactos. Com preços competitivos e características adaptadas ao gosto do consumidor brasileiro, o Citroën Basalt 2025 promete ser uma adição interessante ao mercado.