O novo Hyundai Creta pode chegar ao mercado brasileiro ainda em 2024. Embora seja uma grande surpresa, não é algo impossível. Há rumores de que a montadora sul-coreana está discutindo o assunto com cautela, e uma decisão final deve ser tomada até setembro.
Se o lançamento não ocorrer em 2024, é quase certo que o SUV renovado com o design indiano estará disponível no país no primeiro trimestre de 2025. O presidente da Hyundai Motor Brasil, Airton Cousseau, revelou em uma entrevista à Autoesporte que “a chegada do novo Creta está próxima.”
A chegada do novo Hyundai Creta ao nosso mercado faz parte do plano de investimentos de R$ 5,5 bilhões que a marca sul-coreana prometeu para os próximos anos. Esse montante também será destinado ao lançamento de outras novidades, como uma nova picape monobloco que virá para competir com a Fiat Toro.
Principais tópicos
O novo Hyundai Creta chega com um visual completamente renovado, que se afasta bastante da geração atual, a qual gerou muita polêmica ao ser lançada, dividindo opiniões—muitas pessoas não gostaram. O design segue o estilo já apresentado no mercado indiano, mantendo os faróis bipartidos na dianteira, mas agora com um formato mais quadrado e luzes diurnas em LED conectadas por uma grade com seções retangulares.
Entre os destaques dos equipamentos, estão a central de entretenimento e o painel de instrumentos, ambos com 10,25 polegadas. Logo abaixo, estão localizadas as saídas de ventilação centrais e os novos controles do sistema de ar-condicionado.
O que se espera de motorização do Hyundai Creta
O Hyundai Creta passará por uma renovação visual completa, como já mencionamos. No entanto, a montadora precisará descontinuar os motores 1.6 Kappa e 2.0 de 167 cv, pois eles não atendem aos requisitos do Proconve L8.
Por outro lado, a Hyundai continuará utilizando o motor Kappa 1.0 TGDI. Esse motor tem uma cilindrada de 998 cm³, com 3 cilindros em linha e 12 válvulas, entregando uma potência de 120 cv a 6.000 rpm e um torque de 17,5 kgf.m a 1.500 rpm.
Com ele, o veículo pode atingir uma velocidade máxima de até 175 km/h. Esse conjunto sempre vem acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades. As versões topo de linha contarão com o motor 1.6 turboflex da família Smartstream.
Confira outras notícias sobre o Hyundai Creta, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.