O novo Honda ZR-V representa a mais recente adição ao catálogo da renomada fabricante japonesa no território nacional. Com sua chegada, a promessa é de intensificar a concorrência no aquecido segmento dos SUVs médios. Atualmente, esse nicho de mercado é liderado pelo Jeep Compass, mas não está livre da acirrada competição. Apresentado exclusivamente na sua versão Touring, o modelo está sendo comercializado por R$ 214.500.
Marcas consagradas como a Toyota, com seu Corolla Cross, e a Volkswagen, com o Taos, estão entre os competidores de peso. Ademais, não podemos desconsiderar outros adversários robustos, tais como o Caoa Chery Tiggo 8, o Chevrolet Equinox, o Ford Territory, o Kia Sportage e o Mitsubishi Eclipse Cross, que também lutam por uma fatia significativa desse mercado. O lançamento do ZR-V, portanto, é uma estratégica manobra da Honda para fortalecer sua presença e apelo entre os consumidores que valorizam a combinação de performance, estilo e inovação.
O novo Honda ZR-V é a mais recente adição ao mercado automobilístico nacional e vem com a intenção estratégica de ocupar o nicho situado entre o HR-V e o CR-V. Estruturalmente, ele se posiciona de maneira ideal, sendo mais espaçoso que o HR-V, embora não alcance as dimensões do CR-V. Este veículo é fabricado com orgulho em Itirapina, São Paulo, uma escolha de localização que reflete um compromisso com a qualidade e a expertise local.
Sob o seu capô, o novo Honda ZR-V abriga um robusto motor 2.0 aspirado a gasolina. Este motor é capaz de entregar uma potência satisfatória de 161 cavalos e um torque impressionante de 19,1 mkgf. Embora o veículo não conte com a tecnologia híbrida, é notável como o motor se desempenha de forma competente, movendo os 1.446 kg da versão Touring – que, vale destacar, é a única versão disponível para venda no país atualmente.
Este lançamento marca, portanto, um ponto de equilíbrio na gama de SUVs oferecidos, encontrando-se perfeitamente alinhado às expectativas de consumidores que buscam por um veículo intermediário em termos de tamanho e desempenho.
Equipamentos de série do novo Honda ZR-V 2024
Para proporcionar uma experiência de condução mais segura e confortável, o novo Honda ZR-V 2024 está equipado com uma série de funcionalidades de alta tecnologia. Inicialmente, os sensores de estacionamento, tanto dianteiros quanto traseiros, incluem um aviso sonoro que facilita a manobra em espaços apertados, melhorando a segurança.
Adicionalmente, a coluna de direção do novo Honda ZR-V oferece a possibilidade de ajustes tanto de altura quanto de profundidade, permitindo ao motorista encontrar a posição de condução ideal. Por outro lado, o banco do motorista, reforçando o conforto, vem com ajuste elétrico, conhecido como “Power Seat”, o que proporciona uma personalização adicional para o conforto durante a viagem.
Por sua vez, para conveniência dos usuários, o sistema de iluminação do novo Honda ZR-V é projetado com um desligamento automático dos faróis que pode ser programado, evitando a descarga desnecessária da bateria. Além disso, o carro conta com um jogo de tapetes com sistema antideslizante, garantindo a estabilidade dos pés e a segurança durante o percurso.
Em relação à visibilidade, outro destaque é o cuidado com este aspecto: os espelhos no quebra-sol incluem iluminação, e há também um espelho retrovisor interno fotocrômico, que se ajusta automaticamente à intensidade da luz, reduzindo o ofuscamento.
Quanto ao conforto climático, é assegurado por um sofisticado sistema de ar-condicionado Digital Dual Zone, que permite ajustar temperaturas diferentes para o motorista e o passageiro, criando um ambiente agradável para todos no interior do veículo. Ademais, a conveniência é ainda mais reforçada pelas portas USB, distribuídas com duas entradas dianteiras e duas traseiras, facilitando a carga de dispositivos eletrônicos para todos os ocupantes.
No que tange ao arranque do motor, é simplificado pelo botão de partida START/STOP, e a versatilidade dos assentos é evidenciada pelo banco traseiro bipartido 60/40, que permite expandir o espaço de carga conforme necessário. O volante, com acabamento em Black Piano, oferece não só um toque de elegância, mas também funções práticas, como controles de áudio e um botão para o assistente de voz, facilitando o controle sem tirar as mãos do volante.
Em relação ao conforto dos bancos, o novo Honda ZR-V não decepciona, oferecendo revestimento em couro disponível em preto ou cinza claro, e bancos com estabilizador corporal, projetados para fornecer maior conforto e ergonomia, mesmo durante viagens mais longas. Para os amantes de música, o sistema de som é composto por 8 alto-falantes, criando uma experiência auditiva envolvente.
Quanto à multimídia, a tela de 9 polegadas apresenta interfaces compatíveis com smartphones através do Apple CarPlay™ e Android Auto™, integrando tecnologia e entretenimento. No painel, o digital TFT de 7 polegadas de alta resolução oferece informações claras e acessíveis ao motorista.
No âmbito dos recursos de carregamento, modernos incluem um carregador de celular por indução de 15W, e a seleção de modo de condução ECON, que promove uma direção mais eficiente em termos de combustível. No que diz respeito à conectividade, é reforçada pelo sistema exclusivo myHonda Connect, estabelecendo um vínculo direto entre o condutor e seu Honda.
Acrescentando às funcionalidades, o novo Honda ZR-V dispõe de um teto solar, que acrescenta uma sensação de amplitude ao interior e permite a entrada de luz natural e ar fresco com facilidade. A experiência de condução é silenciosa, graças ao para-brisas acústico, e a eficiência é observada no consumo de combustível, com 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
A segurança é ainda mais reforçada pelas lanternas traseiras em LED e pela luz de placa também em LED, proporcionando maior visibilidade a outros veículos. O limpador de para-brisa possui função intermitente e lavadores integrados, mantendo a visibilidade em condições climáticas adversas.
Ficha Técnica
Característica | Especificação |
---|---|
Motor | 2.0 16V DOHC i-VTEC |
Potência (Gasolina) | 161 cv @ 6500 rpm |
Torque (Gasolina) | 19.1 kgf.m @ 4200 rpm |
Transmissão | Automática do tipo CVT |
Direção | Com assistência elétrica progressiva (EPS) |
Tração | Dianteira |
Suspensão Dianteira | MacPherson |
Suspensão Traseira | Multi-link |
Rodas Liga Leve | Aro 17” |
Pneus | 215/60R17 96H |
Estepe Temporário | T135/90D17 104M |
Distância entre-eixos | 2.655 mm |
Comprimento | 4.568 mm |
Altura | 1.611 mm |
Largura | 1.840 mm |
Peso em Ordem de Marcha | 1.446 kg |
Volume Porta-Malas | 389 litros |
Tanque de Combustível | 53 litros |
Ângulo de Entrada/Saída | 16,4° / 20,2° |
Altura Livre do Solo | 177,5 mm |