O novo Ford Territory foi oficialmente apresentado ao mercado chinês. Lá, o SUV é chamado de Equator Sport e a geração atual está à venda desde 2021. Ele já havia sido anunciado anteriormente em maio deste ano, mas agora traz mudanças visuais marcantes em comparação com a versão disponível no Brasil.
Uma das grandes novidades é que o Territory agora conta com uma versão híbrida plug-in, criada para competir com os SUVs da BYD. Essa versão combina um motor a combustão com um motor elétrico, que pode ser recarregado externamente.
O sistema híbrido é composto por um motor a gasolina 1.5 que entrega 150 cv, em conjunto com um motor elétrico de 82 cv. Juntos, eles geram 218 cv de potência. Detalhes como a capacidade da bateria e a autonomia elétrica ainda não foram revelados, mas saiba-se que o pacote de baterias é de fosfato de ferro e lítio (LiFePo), fabricado pela chinesa CATL.
As versões tradicionais a combustão continuam sendo vendidas, equipadas com o motor 1.5 EcoBoost, que entrega 170 cv e 27 kgfm de torque. No Brasil, essas atualizações devem chegar apenas em 2025.
O novo Ford Territory agora é mais longo, com 4.685 mm de comprimento, o que representa um aumento de 55 mm devido aos novos para-choques. As demais dimensões distribuídas são as mesmas: 2.726 mm de distância entre os eixos, 1.706 mm de altura e 1.935 mm de largura. As portas-malas também são bastante espaçosas, oferecendo uma capacidade de 448 litros.
Em termos de design, o novo Ford Territory passou por uma grande transformação na dianteira, que agora exibe uma versão renovada com detalhes em formato oval, além de novos faróis e para-choques. O modelo também conta com rodas de liga leves redesenhadas, que variam de acordo com a versão.
No interior, a Ford afirma que houve várias melhorias, incluindo um acabamento aprimorado e um melhor isolamento acústico. O SUV agora vem com sistema de reconhecimento facial e novos encostos de cabeça nos bancos.
Entre os equipamentos de segurança, o SUV oferece alerta de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, carregador sem fio para smartphones e câmera de ré.
Confira outras notícias sobre o novo Ford Territory, além de comparativos, avaliações e novidades para o público PcD no Fipe carros.